Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça determina que piloto do tráfico seja transferido para presídio federal

Preso durante a Operação Cavok, deflagrada pela Polícia Federal no mês de agosto, o piloto Ilmar de Souza Chaves, 65 anos, ligado ao narcotraficante Fernandinho Beira-Mar, será transferido para o Presídio Federal de Mossoró (RN), a pedido do MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul). A decisão é da juíza federal de Ponta […]
Arquivo -

Preso durante a Operação Cavok, deflagrada pela Polícia Federal no mês de agosto, o piloto Ilmar de Souza Chaves, 65 anos, ligado ao narcotraficante Fernandinho Beira-Mar, será transferido para o Presídio Federal de Mossoró (RN), a pedido do MPF/MS (Ministério Público Federal em ). A decisão é da juíza federal de Carolline Scofield Amaral.

A defesa havia recorrido solicitando a manutenção no presídio de segurança máxima de . No entanto, o MPF destacou que o réu seria um dos líderes de contrabandos na fronteira, motivo pelo qual mantê-lo em Naviraí ofereceria risco à ordem pública, pois havia suspeita de que a organização o qual participava teria se reestruturado e voltado à ativa.

“[…] o paciente permaneceu foragido por longos anos, após a deflagração da Operação Marco 334, na qual foi condenado por crimes similares aos investigados na Operação Teçá [contrabando de cigarro], o que, obviamente, constitui mais um motivo para a decisão impugnada, considerando-se, ainda, que a cidade de Naviraí está localizada na região da fronteira com o Paraguai, o que eleva o risco de fuga e de continuidade de atuação da organização criminosa”, justificou a magistrada em sua decisão.

A Operação Cavok foi deflagrada pela Polícia Federal dia 6 de agosto para desarticular esquema de tráfico internacional de drogas na fronteira com o Paraguai. Na ocasião, foram apreendidas 23 aeronaves usada na logística do crime organizado. 

Ilmar já outras passagens por tráfico e em 2010 chegou  a ser preso em Laje, distrito de Ibiraci (MG). Ele havia acabado de chegar de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e tentava decolar novamente quando foi flagrado. Em seu histórico, consta atuação com  Sérgio Roberto de Carvalho, o major Carvalho, ex-servidor da envolvido com tráfico de cocaína.

Na Justiça Federal de Mato Grosso do Sul constam contra Ilmar processos por uso de documento falso, apreensão de bens e . Também em 2010, Ilmar teve uma aeronave Cessna, prefixo PRUSS, leiloada. O avião havia sido apreendido por uso no transporte de drogas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Pode levar garrafa d’água? Confira regras para ir à Supercopa de Vôlei e respostas para outras dúvidas

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

Últimas Notícias

Trânsito

Subnotificada, colisão traseira soma 890 casos em MS; quem tem a culpa?

Advogado explica como o Código de Trânsito considera a ocorrência, a 3ª mais incidente no Estado

Trânsito

Programe-se: Agetran divulga ruas que serão interditadas neste domingo em Campo Grande 

Bloqueios ocorrem para a realização de atividades culturais

Política

Quem agredir ou desacatar profissionais de saúde em MS poderá pagar multa

Projeto de lei é de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB)

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos