Pular para o conteúdo
Polícia

Omertà: Agiotas praticavam juros abusivos e colocavam capangas para cobrar

Esquema de agiotagem investigado pela Operação Snowball, deflagrada nesta quarta-feira (07) em Campo Grande, como desdobramento da Operação Omertà, praticava juros abusivos e colocava capangas armados até com tacos de beisebol para cobrar os devedores. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão e três de busca e apreensão. Um quinto envolvido não foi localizado […]
Arquivo -

Esquema de agiotagem investigado pela Operação Snowball, deflagrada nesta quarta-feira (07) em Campo Grande, como desdobramento da Operação Omertà, praticava juros abusivos e colocava capangas armados até com tacos de beisebol para cobrar os devedores. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de e três de busca e apreensão. Um quinto envolvido não foi localizado e é dado como foragido.

A ação foi realizada pelo (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público Estadual, juntamente com o (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros). São apurados crimes de agiotagem, extorsão majorada por uso de arma de fogo e lavagem de dinheiro.

Os suspeitos emprestaram dinheiro às vítimas, num período de quatro anos e, com cobrança de juros extorsivos, estipularam como crédito um valor milionário, tornando a dívida uma “bola de neve” (em inglês, Snowball). Em seguida, a dívida era cobrada por capangas que faziam ameaças e usavam armas de fogo e taco de beisebol.

Tal constrangimento ocorria no escritório da organização criminosa, local onde um casal de empresários, vítimas do esquema, foi coagido a ceder imóveis e saldar a dívida. A organização dispunha de funcionários para buscar as vítimas e levá-las até o escritório, ou mesmo para ameaçá-las a comparecer a determinado local em determinada data.

Foram indiciados pela força-tarefa da Polícia Civil dois líderes da organização criminosa, além de quatro funcionários do esquema, entre eles o vereador de Ademir Santana (PSBD), alvo de busca e apreensão e que, conforme a investigação, participou conduzindo as vítimas até a presença dos líderes.

A ação causou prejuízo milionário. Um dos bens perdidos para o grupo é uma casa residencial situada no Monte Líbano, mesmo local onde, no mês de maio de 2019,o Garras e o Batalhão de Choque apreenderam um arsenal de guerra que estava sob cuidados de um guarda municipal e, conforme posteriormente apurado, pertencia aos líderes da organização criminosa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Agredido durante assalto na Nhanhá, idoso de 82 anos morre em Campo Grande

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

VÍDEO: Navio da Marinha da Venezuela encalha durante operação militar

Acidente entre carros na BR-267 acaba com um morto e um ferido em Nova Andradina

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Coloque na agenda: ‘Dia D’ garante vacina antirrábica gratuita para pets de Três Lagoas

Últimas Notícias

Brasil

PF combate tráfico internacional de drogas no Aeroporto de Guarulhos

Policiais cumpriram 4 mandados de prisões preventivas e temporárias

Polícia

Fiscalização policial apreende bebidas irregulares em Ribas do Rio Pardo

Ação conjunta entre Delegacia de Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo e Vigilância Sanitária Municipal foi realizada na noite de quarta-feira (15)

Cotidiano

Inscrições para comercialização de produtos no cemitério de Três Lagoas abrem na próxima semana

A comercialização ocorrerá durante o feriado de Finados, em novembro

Mundo

Trump diz que conversa com Putin foi ‘muito produtiva’ e que ambos se encontrarão em Budapeste

Líderes terão reunião "para ver se podemos trazer fim a esta guerra inglória", disse Trump, em referência ao conflito entre Rússia e Ucrânia