Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Operação deflagrada nesta quinta é desdobramento de homônima em 2013

A Operação Cornucópia II, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (15), com cumprimento de mandados em Corumbá e Campo Grande, é desdobramento de homônima deflagrada em novembro de 2013, em conjunto com a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá. Desta vez, de acordo com a PF, o inquérito policial (IPL) resultou na segunda fase da […]
Arquivo -

A Operação Cornucópia II, deflagrada pela nesta quinta-feira (15), com cumprimento de mandados em e , é desdobramento de homônima deflagrada em novembro de 2013, em conjunto com a 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá.

Desta vez, de acordo com a PF, o inquérito policial (IPL) resultou na segunda fase da operação, cujo principal objetivo é o sequestro de bens para ressarcir o erário, bem como como investigar outros 101 servidores que foram cooptados pela organização criminosa para realizarem os consignados. Todos os servidores são indiciados na Cornucópia II.

Em Campo Grande, a PF apreendeu dois veículos em endereços residenciais, sendo um Ford Fusion e um Ford Ecosport. A Polícia Federal também cumpriu mandados em Corumbá.

Na ocasião, em 13 de novembro de 2013, a operação foi deflagrada a fim de combater uma de funcionários públicos municipais de Corumbá que fraudavam sistemas de controle de folha de pagamento, com a finalidade de liberar margem consignável para contratação de empréstimos. Uma vez liberados pelos bancos, os empréstimos eram sacados e repassados aos criminosos.

Em 2013, as investigações iniciais colheram indícios de que as fraudes contavam com mais de uma centena de servidores públicos, lotados no setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Corumbá. A prática consistia, na maioria das vezes, na inserção de verbas indenizatórias indevidas em holerites, o que aumentava a margem para empréstimos consignados – após a liberação do dinheiro, o montante era repassado aos membros da quadrilha.

Ao todo, a Operação culminou no indiciamento de 27 pessoas, inclusive o ex-prefeito de Corumbá, de Oliveira, e outros 26 servidores municipais. Os indiciados responderam por formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica (atualizado às 9h30 para acréscimo de informações).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carro bate contra muro de condomínio de luxo em Dourados e jovem fica em estado gravíssimo

Mulher é vítima de tentativa de homicídio com golpes de facão da cabeça

Barroso autoriza enfermeiros a auxiliar aborto legal e proíbe punição

Câmara já gastou R$ 3,3 milhões com deputados presos ou fora do Brasil

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Quatro agressores são presos pela Delegacia da Mulher em menos de 12 horas

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta separar briga de bar e é atingido por golpe de facão no Noroeste

Um homem de 53 anos alega ter sido ferido com um golpe de facão após tentar separar uma briga de bar, na noite desta sexta-feira (17), no Jardim Noroeste, em Campo Grande. De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais foram acionados para irem até a unidade de saúde do Bairro Tiradentes, pois um … Continued

Cotidiano

Dia D da Campanha de Multivacinação acontece neste sábado em Campo Grande

A ação visa atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos

Sérgio Cruz - O dia na história

1849 – Paraguaios sequestram Senhorinha Barbosa

Soldados do presidente Carlos Lopez queriam destruir a fazenda de Gabriel Francisco Lopes

Cotidiano

Sábado começa com temperaturas amenas e 55 cidades sob alerta de chuvas intensas em MS

O Inmet emitiu um alerta de ventos que podem chegar a 100 km/h