Pular para o conteúdo
Polícia

Acusada de prevaricação, conselheira alega que houve abuso de autoridade por delegado

Conselheira tutelar denunciada por prevaricação na segunda-feira (22), registrou boletim de ocorrência contra o delegado, alegando abuso de autoridade e injúria. O fato ocorreu após um conflito familiar entre mãe e adolescente de 15 anos na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol. Ao Midiamax, a conselheira relatou que recebeu apenas uma ligação na madrugada […]
Arquivo -
Caso foi registrado na Cepol (Arquivo)
Caso foi registrado na Cepol (Arquivo)

Conselheira tutelar denunciada por prevaricação na segunda-feira (22), registrou boletim de ocorrência contra o delegado, alegando abuso de autoridade e . O fato ocorreu após um conflito familiar entre mãe e adolescente de 15 anos na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol.

Ao Midiamax, a conselheira relatou que recebeu apenas uma ligação na madrugada daquele dia 19, por volta das 3h23, do investigador chefe de plantão. Ele teria informado sobre o conflito familiar entre mãe e filha na delegacia, porque a mulher não queria receber a adolescente.

Assim, a conselheira informou que neste caso a polícia é quem tem que intervir e explicou ao investigador, pedindo para falar com o delegado. Após algum tempo de espera, ela não teria conseguido falar com a autoridade. Mesmo assim, por volta das 4 horas ligou novamente. Segundo relatado por ela no boletim de ocorrência, foram 4 ligações feitas para a Depac, mas que não foram atendidas.

Alguns minutos depois, a mãe da adolescente então teria ligado para a conselheira, por duas vezes, a insultando e usando palavras de baixo calão. “Disse que as conselheiras eram desocupadas, que recebiam dinheiro do Governo”, relatou. Só por volta das 8 horas ela então teria conseguido contato com o delegado. “Ele foi ríspido, agiu com abuso de autoridade e foi descortês comigo”, disse.

“A acusação de prevaricação é muito grave. Me senti ofendida”, relatou. Conforme a conselheira, consta no artigo 231 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que trata da imediata comunicação pela autoridade policial à autoridade judiciária competente sobre apreensão de criança ou adolescente.

Com isso, a conselheira fez boletim de ocorrência por abuso de autoridade, constrangimento ilegal e injúria por parte do delegado, além de por parte da mãe da adolescente.

O Conselho Tutelar é um órgão autônimo e a acusação de prevaricação é grave pois induz a sociedade a entender que determinadas ações são atribuições do órgão. Me senti ofendida pelo sensacionalismo, mais ainda pela autoridade que deveria ter conhecimento do ECA e do princípio da legalidade, fazendo acusação leviana, cometendo abuso de autoridade e manchando a autoridade do órgão Conselho Tutelar, conferida através do voto popular da comunidade. Como defensora de direitos humanos de crianças e adolescentes não seria justo me calar ao ser ofendida e acredito piamente que o Estado deve cumprir com as leis que edita”, disse a conselheira.

Entenda o caso

Conforme o registro feito pela autoridade policial, na madrugada do dia 19, por volta das 3h15, uma mãe era atendida na delegacia. Ela teria proibido a filha de 15 anos de entrar em casa e dizia que queria entregar a adolescente ao Conselho Tutelar.

O delegado afirmou no registro que telefonou para o Conselho três vezes e a conselheira se recusou a oferecer atendimento. Questionada, ela disse que não era sua função e que a adolescente deveria ser entregue à Promotoria da Infância e . Além disso, alegou que estava se sentindo constrangida com o número de ligações.

Só ao final do plantão, quando outra conselheira assumiu o serviço, esta teria tentado solucionar a situação. O boletim de ocorrência foi registrado como prevaricação na Depac.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

É ela? Resultado do teste de DNA de mulher que afirma ser Madeleine McCann é divulgado

Sefaz-MS suplementa R$ 105 milhões com maior parte destinada à Assembleia Legislativa

VÍDEO: barracos são incendiados durante briga de família na comunidade Lagoa Park

Bandeira da Índia em Nova Delhi.

Capital da Índia tem ar mais poluído do mundo após uso de fogos de artifício

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Empresário que agia com irmão em fraudes de R$ 68 milhões em MS tenta se livrar de tornozeleira

Passarela Manequim: escola de modelos foi o epicentro da moda em Campo Grande nos anos 80

VÍDEO: Retirada de árvore com colmeia fecha o trânsito no Centro de Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Apreendido por morte do amigo, adolescente tentou enterrar espingarda em Nova Andradina

Vinícius de Souza Reis da Rosa morreu após ser atingido com um tiro de espingarda na cabeça

Política

Com fim do prazo, PSDB de MS pode ficar sem chefia até decisão da Nacional

A decisão de quem vai assumir a cadeira do diretório provisório da sigla tucana

Consumidor

LISTA: preço do limão-taiti cai 9% e cebola segue em alta na Ceasa-MS

As chuvas favoreceram as colheitas e mantêm a produção estável

MidiaMAIS

‘Demorou meia-hora pra tirar da água’: Jovem de 13 anos pesca peixe imenso de quase de 1,80 metros em MS

"Filho do céu": pai entrou em euforia ao filmar pescaria do herdeiro; vídeos mostram toda a ação