Pular para o conteúdo
Polícia

Advogado que matou ex-líder do PSL deixa cadeia com tornozeleira eletrônica

Fernanda foi encontrada em um canavial
Arquivo -

Acusado de matar a ex-líder do PSL, Fernanda Daniele de Paula Ribeiro dos Santos, o advogado Alexandre Pessoa França, deixou o Presídio Militar nessa terça-feira (19), com o uso de tornozeleira eletrônica. Ele estava preso desde o dia 2 de maio deste ano.

Alexandre, que estava custodiado no presídio de , deixou a unidade prisional por volta do meio-dia para a colocação de tornozeleira eletrônica. A defesa do não quis se pronunciar, segundo o site Jornal da Nova.

Troca de mensagens

Mensagens encontradas no notebook de Fernanda e ciúmes teriam sido motivos para o advogado Alexandre França ter assassinado a ex-líder do PSL, que teve o corpo encontrado em um milharal no dia 29 de maio próximo à .

A polícia, que havia apreendido o de Fernanda, encontrou mensagens que ela acabou trocando com outros homens, o que teria gerado ciúmes em Alexandre. O advogado havia prometido se casar com a vítima se desvinculando de sua ex-mulher. Inclusive, a ex-líder do PSL e o advogado mantinham um relacionamento de união estável, que havia sido registrado em cartório.

No notebook de Fernanda, foi encontrado print do contrato de união estável rasgado, acordo esse que chegou a ser divulgado por várias vezes nas redes sociais. Uma testemunha contou à polícia que, no dia do crime, Fernanda e Alexandre discutiram pelo telefone.

Na época do crime, uma testemunha contou que a briga teria ocorrido por causa da ex-mulher do advogado. “Alexandre e Fernanda sempre brigavam por telefone, principalmente pelo motivo da ex-mulher e ciúmes”, disse em depoimento à polícia.

Para a polícia, o advogado e a vítima possuíam um relacionamento estável há mais de ano, inclusive com contrato de união estável de convivência duradoura. “Percebemos que a vítima demonstrava um amor intenso pelo investigado, e, que por mais que ela rompesse o relacionamento, sempre perdoava o investigado, mesmo ele não cumprindo com as promessas feitas a ela”, diz a polícia no relatório investigativo.

Denúncia do MPMS

A denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) foi apresentada em junho deste ano, onde a acusação aponta que Alexandre matou a namorada, Fernanda, utilizando uma arma branca no dia 28 de abril, entre 18h30 e 19h30. O crime foi cometido com emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, inclusive se prevalecendo da condição de namorado para a prática do crime.

A investigação policial apurou, nas conversas obtidas em um dos celulares de Alexandre, que ele e a vítima marcaram um encontro naquele dia. Após o feminicídio, Alexandre ainda teria ocultado o cadáver da namorada em um milharal, sendo que o corpo só foi encontrado na manhã seguinte. Para o MPMS, o advogado inovou artificiosamente, alterando o estado de pessoa e coisas, com fim de induzir ao erro juiz e perito.

Isso porque ficou claro nas investigações que Alexandre tentou criar um falso álibi, enviando mensagens para Fernanda após ter cometido o crime. Também tentou limpar o carro usado no momento do feminicídio e trocou de roupas.

O MPMS concluiu que Alexandre golpeou Fernanda no pescoço, assim causando a morte da vítima. Depois, arrastou o corpo dela até a plantação de na beira da estrada. Ele ainda alterou o estado do corpo da vítima, limpando os antebraços dela e retirando os pertences que pudessem identificá-la.

Alexandre foi denunciado por homicídio triplamente qualificado, por emprego de meio cruel, recurso que dificultou a defesa da vítima e cometido contra mulher, por razão da condição do sexo feminino, em contexto de violência doméstica. Segundo a acusação, o casal já mantinha uma relação há mais de 1 ano e 8 meses e tinha contrato de união estável.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Trabalhador rural perde a visão enquanto cortava lenha no Pantanal do Paiaguás

Aproximadamente 120 km via fluvial da área urbana de Corumbá

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas