Pular para o conteúdo
Polícia

MPE pede investigação de diretor e chefe de segurança da PED após ‘farra’ de presos

A Ouvidoria do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) pediu nesta sexta-feira (29) a instauração de processo investigativo contra o diretor e o chefe de segurança da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) após a divulgação de que presos tinham relações com agentes e trocavam ‘nudes’ com enfermeiras. O documento ainda cita que […]
Arquivo -

A Ouvidoria do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) pediu nesta sexta-feira (29) a instauração de processo investigativo contra o diretor e o chefe de segurança da PED (Penitenciária Estadual de ) após a divulgação de que presos tinham relações com agentes e trocavam ‘‘ com enfermeiras. O documento ainda cita que os detentos eram “beneficiados com perfumes e bebidas importadas, ostentavam festas regadas a churrasco e bebidas e tinham até armário planejado nas celas”.

Entre os detalhes descritos no documento do MPE, estão a utilização, por parte dos presos, de “12 celulares de última geração, caixas térmicas com quantidade significativa de carnes de cortes nobres, suplementos alimentares, caixas de som e porções de maconha”.

Ainda segundo o órgão, “as celas ficaram por muito tempo sem a devida vistoria, e o reflexo é o descaso total com os policiais penais e com a população em geral”. Sobre as celas possuírem armários planejados, a Ouvidoria compara que o espaço é “um ambiente com mais estrutura do que a casa de muitos trabalhadores que lutam para sobreviver e pagar seus impostos”.

O MPE evidencia que os dirigentes “eram coniventes além de concederem favorecimentos, proteções e regalias aos presos da capela da PED, pois, se os fatos aconteciam e ninguém fazia nada, as omissões dessas autoridades devem ser investigadas”.

O documento finaliza com pedido de instauração de investigação pela Polícia Civil do diretor da unidade e do chefe de segurança. E ainda sugere que ao delegado responsável que faça o pedido de acesso ao procedimento investigativo instaurado pela GISP (Gerência de Inteligência Penitenciária) e Corregedoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

“Farra” de presidiários

Um agente penitenciário de Dourados, lotado na PED (Penitenciária Estadual de Dourados), foi afastado das suas funções e colocado à disposição. Ele é alvo de investigação administrativa por manter um relacionamento amoroso com um detento que cumpre pena de 25 anos e cinco meses, conforme apurou a reportagem do Jornal Midiamax. Além disso, troca de ‘nudes’ entre servidoras da saúde da cidade e detentos também é investigada.

Fontes que preferem não se identificar, afirmam que o agente tem ligações com a direção do presídio e gozava de privilégios no exercício de suas funções. Segundo essas mesmas fontes, que o detento passa a maior parte do tempo na capela da penitenciária, que na linguagem prisional é uma cela destinada aos que trabalham na cantina e nos serviços de limpeza e manutenção extra muro. Uma das suspeitas é que o servidor e o detento se encontravam no local.

Condenado por , o seguido de morte, o detento foi preso em 16 de junho de 2011 e ele deu entrada na PED em 10 de outubro de 2012. Na ficha do detento também consta crimes de roubo.

Além da denúncia que envolve o relacionamento do agente com o detento, outras irregularidades foram encontradas na unidade. Em vistoria, 37 celulares foram achados na capela do presídio. Nesses aparelhos teriam sido encontrados grupos de Whatsapp e em algum deles, havia imagens de nudes de enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados.

A suspeita é que as servidoras que prestam serviços no presídio enviavam as imagens aos detentos.  Segundo a Agepen, a direção da Penitenciária Estadual de Dourados comandou uma operação de inteligência, realizada durante todo o final de semana (de sexta-feira a domingo). Foram feitas vistorias em celas e apuração de dados coletados.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Morada dos Baís

Com prêmios de até R$ 6 mil, concurso elegerá melhores fotos de patrimônios históricos e culturais de MS

TCE-MS aprova contas de 5 cidades de MS, mas impõe ressalvas por enxergar ‘pequenas’ irregularidades

Venezuela reforça fronteiras com Brasil e Colômbia após ataques de Trump

Bombeiros fazem buscas por corpo de homem no Rio Anhanduí em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Ginásio Guanandizão (Foto: Divulgação/FVMS)

Supercopa de Vôlei atrai público de Campo Grande e interior ao Ginásio Guanandizão

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

soraya cpi

CPI de senadora de MS para investigar planos de saúde fecha semana com 12 assinaturas

Últimas Notícias

Cotidiano

Sobe para 8,1 mil os casos confirmados de dengue em MS; 13,5 mil estão sob investigação

Os dados são referentes ao boletim da 41ª semana epidemiológica, divulgado pela SES nesta sexta-feira (17)

Economia

Brasil abre novos mercados para exportação do agronegócio

Alimentos para cães, sementes, carnes e mudas estão entre os produtos para exportação

Mundo

China acusa EUA de violar regras da OMC com tarifas recíprocas e guerra comercial global

Desde 2023 a China emite relatórios sobre o desempenho americano na OMC, destacando o bullying comercial cometido pelos EUA

Cotidiano

Justiça Eleitoral realiza plantão de atendimento para eleitores que desejam regularizar título

Serão oferecidos serviços de cadastro biométrico, transferência de local de votação e atualização de dados