Pular para o conteúdo
Polícia

‘Não existe ensino militar a distância’, diz comandante dos Bombeiros sobre casos de Covid entre alunos

Coronel garantiu medidas de biossegurança
Arquivo -
Comandante do Corpo de Bombeiros
Comandante do Corpo de Bombeiros

Comandante do Militar de , coronel Hugo Djan Leite, falou sobre os casos de suspeita de coronavírus entre alunos, mas ressaltou que “não existe metodologia de ensino militar a distância”. Nesta segunda-feira (23), o Jornal Midiamax noticiou denúncia feita por familiares de alunos bombeiros que estão com suspeita de Covid-19.

“Preciso formar aqueles bombeiros para atenderem a sociedade. Não posso parar o curso, esperar a pandemia e depois retomar”, relatou o coronel Djan. Ainda segundo o comandante, os militares participam do curso dentro da possibilidade de biossegurança, com uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, quando possível.

“Como vou ensinar uma pessoa a salvar você e sua família de um acidente de trânsito, mantendo 1,5 a 2 metros de distância, não tem como”, alegou. “Os alunos estão colocando as vidas deles em risco para atenderem a sociedade”, finalizou.

Entenda o caso

Parentes dos 40 alunos soldados do curso de formação dos Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul procuraram a reportagem Midiamax. Eles denunciam que 7 alunos estão com suspeita de Covid-19, mas participaram de teste de aptidão física normalmente.

Os soldados do curso de formação fizeram teste físico na e muitos estariam passando mal. Na semana passada, um suposto ‘surto’ de Covid teria paralisado o curso dos alunos oficiais. O mesmo não aconteceu com os alunos soldados que, inclusive, ficaram com a escala mais apertada por conta da interrupção do curso.

“Eles acabam tomando água na mesma caneca no intervalo de cinco minutos que têm. Então, é praticamente impossível que não estejam todos contaminados e colocando em risco a vida dos familiares também”, diz um dos denunciantes.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros para saber sobre a situação dos alunos e como resposta obteve que não houve relatos de suspeitas de contaminação entre os soldados. Já entre os oficiais, 13 estariam afastados ou fazendo testes de Covid-19, por isso, as aulas do curso foram canceladas. São 24 alunos no curso e 7 estão com diagnóstico confirmado.

Ainda de acordo com a assessoria, os soldados não ficam no mesmo ambiente em que os oficiais, o que não justificaria a suspensão do curso de soldados, mas se houverem suspeitas farão o teste. Ao todo são 43 alunos no curso de soldados, 23 alunos no curso de oficiais do 2º ano e mais 24 alunos do 1º ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
prefeitura de campo grande

Após greve, Prefeitura confirma estar em dia com repasses ao Consórcio Guaicurus

São Paulo goleia e elimina Operário Caarapoense na estreia da Copa do Brasil Sub 20

Águas Turvas: fiscal que pedia ‘benção’ a empreiteiro tem liberdade negada

Chanceler da Argentina pede demissão dias antes de eleição legislativa

Notícias mais lidas agora

Em três anos, Consórcio Guaicurus embolsou R$ 40,7 milhões de isenção de ISS

Juiz vê chance de acordo e marca nova audiência para resolver fedor da JBS

Pai espera por Justiça do CRM-MS por erro que deixou Juninho em estado neurovegetativo

Porto Murtinho

MP recorre para condenar prefeito de Porto Murtinho por contratação de apadrinhados

Últimas Notícias

Transparência

Última Rátio: Corregedoria marca julgamento de desembargador afastado do TJMS

Marcos José de Brito Rodrigues será julgado em sessão do CNJ da próxima terça-feira (28)

Brasil

Comissão de Ética da Câmara arquiva representação contra Eduardo Bolsonaro

Representação foi feita por parlamentares do PT, que afirmaram que vão recorrer da decisão

Polícia

VÍDEO: Combate a incêndio às margens do Rio Paraguai mobiliza equipe de 35 pessoas

Em Corumbá, participam da operação: 13 brigadistas do IHP (Instituto Homem Pantaneiro); 10 brigadistas do Prevfogo/IBAMA; 8 militares do Corpo de Bombeiros; 3 agentes da Defesa Civil Municipal; e 2 militares da Força Nacional

Mundo

Ofensiva dos EUA ataca pela primeira vez embarcação no Pacífico

Ataques com objetivo de interromper narcotráfico aconteceram próximo a América do Sul