Pular para o conteúdo
Polícia

Terrorista é condenado por denunciar caluniosamente agente do Presídio Federal de Campo Grande

Atualmente recolhido no Presídio Federal de Campo Grande, Leonid El Kadre de Melo ficará preso definitivamente por mais de 2 anos por denunciação caluniosa. Alvo da Operação Hastag que apurava crimes de terrorismo, ele alegava ter sido agredido e constrangido por agente penitenciário federal, além de ameaçado pelo diretor do presídio. Conforme a denúncia feita […]
Arquivo -

Atualmente recolhido no Presídio Federal de , Leonid El Kadre de Melo ficará preso definitivamente por mais de 2 anos por denunciação caluniosa. Alvo da Operação Hastag que apurava crimes de terrorismo, ele alegava ter sido agredido e constrangido por agente penitenciário federal, além de ameaçado pelo diretor do presídio.

Conforme a denúncia feita pelo MPF (Ministério Público Federal), Leonid e a mãe, que é advogada, solicitaram em abril de 2017 a sindicância administrativa contra o agente penitenciário. A ele foram imputados os crimes de lesão corporal e abuso de autoridade, no entanto, conforme a peça, Leonid e a mãe sabiam que o agente era inocente.

Ainda conforme o MPF, Leonid acusou o então diretor do presídio federal de ameaça, enquanto a mãe acusou o diretor de constrangimento ilegal e tentativa de falsidade ideológica. A denúncia foi recebida pela 3ª Vara Federal Criminal em março de 2018 e a intenção era de condenar Leonid por dar causa à instauração do procedimento investigatório, sabendo que o agente era inocente.

O MPF também pediu absolvição da mãe de Leonid, que foi concedida. O réu acabou condenado em primeiro grau, mas entrou com recurso para tentar diminuição da pena. Na sentença, foi apontado que Leonid tenha narrado os fatos da suposta agressão de forma distorcida para a mãe, levando ela a provocar a instauração de sindicância contra o agente penitenciário.

No entanto, na última semana o procedimento transitou em julgado e foi expedido o mandado de prisão definitiva para Leonid, considerando pena de 2 anos, 8 meses e 12 dias.

Prisão e condenação

Leonid foi preso no âmbito da Operação Hashtag da Polícia Federal, em julho de 2016. Outras pessoas também foram presas sob acusação de terrorismo. Conforme o ministro , na época, o grupo terrorista era uma célula amadora do , sem preparo.

Leonid chegou a ser apontado como liderança do grupo e havia suspeita de ataques terroristas nas Olimpíadas. Ele acabou condenado pelos crimes de promoção de organização terrorista, recrutamento com o propósito de praticar atos de terrorismo e associação criminosa. A pena totalizou 15 anos, 10 meses e 5 dias, dos quais mais de 13 anos de reclusão são relativos a crime equiparado a hediondo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
dolar

Dólar volta a cair e fecha abaixo de R$ 5,45 com Fed no radar

vereadores

Vereador vê colega fazer ‘gesto ofensivo’ na Câmara, mas vereadora rebate e alega condição médica

Mulher abre vaquinha para realizar cirurgia renal urgente: ‘estou piorando a cada dia’

Batida da polícia na Feirona termina com bebidas artesanais apreendidas em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Programe-se: Agetran anuncia interdições para o final de semana em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Veja regras para ser instrutor de CNH sem vínculo com autoescola

A categoria está prevista nas mudanças para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Esportes

Equipe do Osasco São Cristóvão já está em Campo Grande para disputa da Supercopa de Vôlei

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão Saúde se enfrentam se enfrentam neste sábado (18)

Brasil

STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos

Os ministros julgam duas ações que foram protocoladas pelo PV e pelo PSO

Emprego e Concurso

 2ª Vara de Caarapó seleciona assistente de gabinete

Os interessados devem encaminhar currículo atualizado