Pular para o conteúdo
Polícia

Campo Grande teve em média uma vítima de estupro por dia no primeiro trimestre de 2022

Número ainda é menor do que o mesmo período do ano anterior
Renata Portela, Danielle Errobidarte -
(Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Nos primeiros três meses de 2022, registrou 95 casos de estupro, dos quais 72 contra vítimas de 0 a 17 anos e 23 com vítimas a partir de 18 anos. O número foi ainda maior no mesmo período de 2021, quando foram registrados 97 casos contra vítimas abaixo de 17 anos e 25 entre pessoas de 18 anos ou mais.

Conforme os dados da Sejusp-MS (Secretaria Estadual de Justiça e de Mato Grosso do Sul), entre os crimes sexuais tiveram aumento os de importunação sexual — entre vítimas de todas as idades — e estupro, com relação às vítimas acima de 18 anos. Os outros crimes, de divulgação de cena de estupro e tentativa de estupro, com vítimas de todas as idades, além do estupro contra pessoas entre 0 e 17 anos tiveram queda ou permaneceram iguais.

Os dados apontam que, de janeiro à março de 2022, foram 51 crimes de importunação sexual registrados contra vítimas menores de idade no Estado — 34 no interior e 17 na Capital — e 88 vítimas acima de 18 anos — 48 no interior e 40 na Capital. Já os crimes de estupro totalizam 287 casos em 2022 — 215 no interior e 72 na Capital — e 78 contra vítimas maiores de idade — 55 no interior e 23 na Capital.

No comparativo, houve redução no registro de casos de estupro com vítimas abaixo de 17 anos, de 28%. Enquanto com vítimas maiores de idade, os casos aumentaram 7%. O crime sexual que mais cresceu no Estado foi o de importunação sexual contra pessoas entre 0 e 17 anos.

(Fonte: Coordenadoria de Fiscalização e Controle da Sejusp)

Ainda conforme os dados da Sejusp-MS, foram 44 casos de importunação sexual contra menores no primeiro trimestre de 2021, contra 51 casos em 2022. Em Campo Grande, o número permaneceu o mesmo, 17. Já no interior, em 2021 foram registrados 27 casos nos primeiros três meses do ano, enquanto em 2022 foram 34.

Em números totais, em 2021 os crimes contra vítimas de 0 a 17 anos foram: 202 casos de importunação sexual, 9 de divulgação de cena de estupro, 1.614 de estupro e 58 de tentativa de estupro. Já contra vítimas acima de 18 anos foram: 303 registros por importunação sexual, 97 de divulgação de cena de estupro, 335 de estupro e 78 tentativas de estupro denunciadas.

Os dados têm como base crimes que chegam até a polícia por meio de denúncias, flagrantes, acionamento da Polícia Militar. Casos de crimes contra a mulher podem ser denunciados diretamente via 180, ou mesmo pelo 190. Também podem ser procuradas as Delegacias da Mulher, Delegacias de Polícia Civil no Estado e Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente).

(Fonte: Coordenadoria de Fiscalização e Controle da Sejusp)

Estupro contra pacientes

Casos de estupro de vulnerável que chocaram Campo Grande foram descobertos em 9 de março deste ano, praticados por um fonoaudiólogo que atendia em uma clínica no Centro. Ao menos 5 vítimas foram identificadas, todos meninos com idades entre 2 e 8 anos, que eram atendidos pelo acusado.

Até o momento, foram instaurados 5 inquéritos contra o fonoaudiólogo. O acusado não confessou nenhum crime nos interrogatórios, mas também não teria negado os fatos. Há suspeita de que ele tenha atendido ao menos 200 crianças no consultório e as famílias são chamadas na para prestarem depoimento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Últimas Notícias

Bastidores

[ BASTIDORES ] Taças que fortalecem

Congresso reuniu toda a comunidade dos executivos de Ms

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Após 20 anos do domínio da esquerda, Bolívia teve um 2º turno com dois candidatos de direita

Na mira americana O Governo está preocupado com a eleição do presidente Rodrigo Paz, na Bolívia. Após 20 anos do domínio da esquerda, o país teve um 2º turno com dois candidatos de direita, realizado no último domingo (19). O temor do Planalto é que a virada no cenário político coloque o país hermano nas … Continued

Sérgio Cruz - O dia na história

1901 – Morre Jango Mascarenhas, na batalha do Taquarussu

Maior líder político do sul de Mato Grosso no final do século XIX morreu na fazenda Esperança

Polícia

Adolescente de 16 anos é morto com tiro de espingarda na cabeça em Nova Andradina

A polícia esteve no local e apreendeu um suspeito de 15 anos, que confessou o crime