Pular para o conteúdo
Polícia

Desembargador usa caso do PCC para manter réu da Omertà em presídio federal fora de MS

Jamil Name Filho continua preso em Mossoró
Arquivo -
Viatura do Garras
Viatura do Garras

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou pedido para que Jamil Name Filho, réu investigado no âmbito da Operação Omertà, seja transferido do Presídio Federal de Mossoró (RN) de volta para outra penitenciária em . O Jonas Hass da Silva Júnior, relator do processo, citou um caso envolvendo o PCC (Primeiro Comando da Capital) para fundamentar a decisão proferida pela 2ª Câmara Criminal. 

Conforme já noticiado, a defesa ingressou com pedido alegando não haver mais fundamento para manutenção da prisão de Name em outro estado. Assim, pedia que ele voltasse para Mato Grosso do Sul. No entanto, os desembargadores levaram em consideração a gravidade dos crimes pelos quais ele responde, como organização criminosa e suposto envolvimento com execuções e plano de ataques contra autoridades.

Neste sentido, o desembargador citou outra decisão do TJMS envolvendo preso do PCC. Uma ação da inteligência da (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) identificou uma liderança da facção que exercia cargo de alta patente, exercendo influência dentro e fora do presídio. Assim, diante da alta periculosidade do faccionado, foi mantida a prisão do mesmo em uma unidade do Presídio Federal.

Pedido

A defesa de Name esperava que o TJMS exercesse o “juízo de retratação para o fim de não autorizar a renovação do prazo de permanência no sistema federal, autorizando assim o retorno para uma das novas unidades prisionais do sistema estadual, as quais funcionam de forma exemplar e, assim, têm condições para custodiá-lo com total segurança”. Ele esperava ser realocado no presídio masculino da Gameleira, em Campo Grande.

No dia 1º de outubro de 2020, a Justiça havia determinado a permanência de Jamil Name Filho no sistema federal por três anos. A defesa recorreu e o prazo foi restabelecido para dois anos. A Agepen chegou a oficiar que o réu deveria ficar em uma unidade federal, de preferência em outro estado, justamente por motivos de segurança. Assim, ao julgar o recurso em dezembro de 2021, o TJMS rejeitou o pedido da defesa e manteve o réu em Mossoró.

Omertà

Em setembro de 2019, a Polícia Civil por meio do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Bancos, Assaltos e Sequestros), juntamente com o (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, e com o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar, deflagraram a Operação Omertà para desarticular uma organização criminosa ligada a execuções em Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comediante campo-grandense se encanta com animação do público na final da Supercopa

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Governador Eduardo Riedel e primeira-dama Mônica Riedel prestigiam final da Supercopa

Cruzeiro vence segundo set na final da Superliga e final pode terminar no próximo set

Notícias mais lidas agora

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Sada Cruzeiro vence o primeiro set contra o Itambé Minas na final da Supercopa de Vôlei

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras sofre com erros individuais, Pedro se destaca e Flamengo vence ‘final’ do Brasileirão

Em uma das partidas mais aguardadas da temporada, o Palmeiras foi derrotado pelo Flamengo, por 3 a 2, neste domingo, no Maracanã, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro

Mundo

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia e defende pacificação interna

Paz defendeu a necessidade de pacificação interna após um dos pleitos mais polarizados dos últimos anos no país

Esportes

Campeão de tudo, Wallace segue motivado e realiza sonho de fãs mirins após título da Supercopa

Em entrevista ao Jornal Midiamax, ele destacou a dificuldade de se manter uma equipe no topo por tantos anos

Esportes

Pela 2ª vez em Campo Grande, Douglas Souza quer férias para conhecer cidade ‘de verdade’

Jogador foi eleito novamente melhor da partida em Campo Grande, mas revelou que não teve tempo de conhecer a cidade como gostaria