Pular para o conteúdo
Polícia

Identificada vítima de confronto entre policiais e indígenas em fazenda de Mato Grosso do Sul

Homem tinha 42 anos
Renata Portela -
Reprodução/Vídeo

Foi identificado como Vito Fernandes, de 42 anos, o homem que morreu durante confronto entre policiais militares e indígenas na Borda da Mata, em , a 352 quilômetros de Campo Grande. O conflito aconteceu nesta sexta-feira (24), após a propriedade ser invadida.

Um boletim de ocorrência de homicídio decorrente da intervenção policial é registrado na Delegacia de Polícia Civil de Amambai. Conforme relatado pelo prefeito Edinaldo Bandeira (PSDB), Vito era indígena e chegou ao Hospital Regional já sem vida, ferido com um tiro no abdômen.

O prefeito da cidade é médico e acompanhou os atendimentos aos indígenas no hospital, confirmando 8 feriados, além dos três policiais militares do , que passaram por um primeiro atendimento e voltaram para Campo Grande no helicóptero da Casa Militar.

Durante o confronto, o helicóptero sobrevoava a região e foi atingido por um disparo. Ainda há tensão na área de conflito e aproximadamente 100 policiais estavam na região na sexta-feira. Além dos policiais militares, também foi acionada a Polícia Federal, que acompanha o caso.

A PF ressaltou que compete aos agentes federais apenas “garantir a integridade de comunidades indígenas, quando essas se encontrarem em risco”.

Estrangeiros em meio a indígenas

Em entrevista coletiva, o secretário Antônio Carlos Videira, da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) ressaltou que entre os indígenas também há estrangeiros, possivelmente paraguaios. Isso, porque eles vêm ao país vizinhos tentar cooptar indígenas como mão de obra barata para a colheita de maconha.

A suspeita é de que sejam estes os homens armados que acabaram entrando em confronto com os policiais do Batalhão de Choque nesta sexta. O grupo de aproximadamente 30 pessoas, entre indígenas e estes estrangeiros, teriam ocupado a fazenda na quinta-feira (23). Inicialmente, policiais foram ao local e eles saíram, mas depois retornaram.

O secretário da ainda ressaltou que a aldeia de Amambai é considerada pacífica.

Policiais e indígenas feridos

Foi confirmada a informação de que três policiais do Choque foram feridos a tiros, que atingiram regiões dos braços e pernas, sem maior gravidade. Eles foram socorridos pelos colegas e levados ao hospital de Amambai. Já do outro lado, 8 pessoas ficaram feridas, mas não há confirmação se todas seriam indígenas.

Destas, duas, em estado mais grave, foram transferidas ao hospital de . Videira ressaltou que não se trata de um caso de reintegração de posse, mas sim ação de combate aos crimes contra patrimônio e também contra a vida.

Isso, porque na ocupação também teriam ocorrido ameaças e furtos, o que será apurado. O mesmo também ocorreu na noite de quinta-feira em Naviraí, ao sul do Estado. O secretário pontuou que a viatura da Polícia Militar que chegou ao local, após indígenas tomarem a sede da fazenda, foi recebida com flechas e lanças. O material foi apreendido e o veículo chegou a ser danificado.

Os policiais chegaram até a sede da fazenda, quando o grupo então saiu do local. Os proprietários ainda tentam identificar o que foi levado da fazenda e será feita apuração do crime de furto ou roubo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Embaixada chinesa homenageia polícia de MS por investigação da morte de Kongjian Yu

Anvisa proíbe a venda de cigarros eletrônicos no Brasil desde 2009 (Ministério da Saúde, Divulgação)

Prefeitura de Sidrolândia fecha o cerco para quem usa ‘vape’ em espaços coletivos

CRAS terá trailer especial para resgate de animais vítimas de incêndios no Pantanal

Câmara de Corumbá vai debater Malha Oeste após TCU negar renovação com a Rumo

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Rapaz que estava em carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Julio Cesar Paranhos (1) prefeito improbidade

Mudança na Lei de Improbidade tira ex-prefeito de Paranhos de condenação

Últimas Notícias

Cotidiano

Bazar do São Julião vende todos os itens e é encerrado um dia antes do previsto

O bazar estava previsto para acabar hoje, mas vendeu todos os produtos nessa sexta-feira

MidiaMAIS

Clube de Imprensa de Dourados faz ‘1º Costelão Beneficente’ neste sábado

Evento acontece no clube seleta com muita prosa e música ao vivo

Trânsito

Criança é socorrida após colidir bicicleta contra muro em suspeita de mal súbito

Samu foi acionado para socorrer a criança. Caso aconteceu em Aquidauana

Transparência

Aparecida do Taboado estima orçamento de R$ 245 milhões para 2026

Projeto de lei de orçamento também define duodécimo de R$ 10 milhões para a Câmara, com emendas individuais e de bancada para vereadores