Pular para o conteúdo
Polícia

Justiça inocenta servidora acusada de desviar remédios de farmácia pública em MS

A Justiça inocentou uma servidora acusada de desviar medicamentos da Farmácia Municipal de Anastácio, em 2018. A denúncia era de que remédios que estavam “sumindo” da unidade, estariam sendo comercializados na cidade de Dois Irmãos do Buriti. A servidora pública chegou a ser detida durante operação conjunta da Polícia Civil de Dois Irmãos do Buriti … Continued
Diego Alves -
Remédios na farmácia pública da cidade (divulgação_

A Justiça inocentou uma servidora acusada de desviar medicamentos da Municipal de , em 2018. A denúncia era de que remédios que estavam “sumindo” da unidade, estariam sendo comercializados na cidade de Dois Irmãos do Buriti.

A servidora pública chegou a ser detida durante operação conjunta da Polícia Civil de e Anastácio. Com ela, a polícia localizou alguns remédios. Ela então foi encaminhada para delegacia de Anastácio, onde prestou esclarecimentos e foi liberada.

De acordo com o juiz Luciano Pedro Beladelli, da comarca de Anastácio, as “provas produzidas durante a fase de inquérito policial não podem, por si só, embasar eventual condenação. É necessário, pois, que haja provas concretas”.

Na época, a secretária municipal de Saúde, Aline Cauneto disse que iria apurar os fatos e pediu a exoneração da funcionária.

Posteriormente, em depoimento à Justiça, a secretária falou que os farmacêuticos têm autonomia para realizar troca ou doação de medicamentos em determinados casos, porém, deve ser documentado. “Toda saída e entrada tem que ser registrada, porém, não tinha conhecimento da presente permuta. Existe um documento próprio para firmar o ato de troca ou permuta e é usado carro oficial do município para buscar os fármacos”, consta nos autos.

Em depoimento à Justiça, a servidora contou que tinha autorização para fazer as trocas, permutas e, mesmo com autorização, sempre informava a equipe de trabalho e para sua superior.
“Aline (secretária de saúde) pediu pra levar uma caixa do medicamento para ver se o município de Dois Irmãos estava precisando, porque no estoque da farmácia desse município tinha grande quantidade”
Ela relata que informou a equipe, que estava indo para Dois Irmãos levando medicamento para realizar permuta e não deu saída do fármaco porque só tinha um computador e estava sendo usado para atender pacientes. A servidora também relatou que utilizava seu carro próprio para trabalhar e para fazer serviço da farmácia básica, pois atendia o presídio e as detentas da delegacia de Anastácio.

Outra funcionária pública, disse em juízo que “a permuta entre os farmacêuticos eram de praxe, uma vez que tinham mais um medicamento e menos de outro, bem como quando realizava tal permuta, e a servidora comunicava no grupo de WhatsApp”.

Outra testemunha, que fez na farmácia de Anastácio em 2018, disse que a servidora, ao sair com tal medicamento, avisou toda equipe de farmácia, que estava se deslocando a Dois Irmãos para realizar uma troca, doação. Também falou que tinham a praxe de realizar trocas de medicamentos entre municípios e não sabe informar se a servidora portava algum documento na data dos fatos. Ele falou que a secretária de saúde tinha conhecimento das troca de fármacos e que a servidora utilizava seu veículo próprio para realizar tal ato.

Funcionária do de Dois Irmãos do Buriti, contou em juízo que a troca de medicamentos ocorre, porém, perante documentação, ou seja, com assinatura do farmacêutico responsável e do secretário de saúde. Ela também relatou que a troca realizada pelo município de Dois Irmãos era com a farmácia de Aquidauana, e não tinha vínculo com a farmácia de Anastácio na época. Já a delegada de polícia Nelly Gomes dos Santos Macedo, aduziu em juízo que “durante abordagem perceberam o nervosismo da denunciada, bem como não tinha nota dos medicamos que transportava e além disso alterava as versões. O caso foi arquivado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Com previsão de chuva de meteoros Orionídeas, Caracol registra fenômeno no céu

Câmara aprova projeto que tipifica o crime de domínio de cidades

Jovem é preso por matar namorado a paulada e enterrar corpo no quintal

Acidente com quatro veículos na BR-163 matou assessora do MPF

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus confessa erro e terá de pagar R$ 59,8 mil após condenação na Justiça

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Djailson de Souza toma posse como desembargador do TJMS

Últimas Notícias

Polícia

Indígena é morto a facada durante briga no centro de Caarapó

Autor pegou uma faca e deu um golpe no peito da vítima

Brasil

STF decide reabrir investigação contra presidente do PL por golpe

Por 4 votos 1, o colegiado acolheu a proposta feita pelo relator do caso

Polícia

Escalada de violência tem mais um ataque a tiros na região de fronteira

Ataque aconteceu em meio a uma escalada de violência na região

Esportes

Dudu marca no final e dá empate para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Sul-Americana

Time mineiro vai precisar de uma vitória simples para garantir vaga na final