Pular para o conteúdo
Polícia

Reincidente, caminhoneiro flagrado com contrabando de cigarro e agrotóxico paga multa e é liberado

Contrabando e agrotóxicos foram encontrados em meio a carregamento de doces e seriam entregues em Cuiabá; caminhoneiro admitiu ter sido preso pelo crime em 2021
Humberto Marques -
Contrabando de agrotóxico de origem chinesa foi apreendido. (Foto: PF/Ilustrativa)
Contrabando de agrotóxico de origem chinesa foi apreendido. (Foto: PF/Ilustrativa)

Caminhoneiro que foi preso em flagrante no sábado (12) em Rio Brilhante, a 165 km de Campo Grande, com cargas de cigarro e agrotóxico contrabandeados, escondidos em meio a um carregamento de doces, foi liberado pela Justiça Federal mediante o cumprimento de medidas cautelares.

Em juízo, ele admitiu não ser a primeira vez que cometeu crime de contrabando. Contudo, sobre os fatos que o levaram novamente à cadeia, preferiu se manter em silêncio.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) abordou o suspeito por volta das 9h de 12 de novembro. Assim, em de rotina no km 323 da BR-163, os agentes deram ordem de parada. O condutor informou que seguia de Campo Mourão (PR) para (MT) com caixas de doces. Como deu sinais de muito nervosismo, decidiu-se pela revista da carga.

Na parte dianteira do compartimento de carga do caminhão havia cerca de 200 marcas de cigarro da marca Gift (de produção paraguaia) e 800 quilos de agrotóxico inseticida (Thiamefull) de origem chinesa. A carga de agrotóxico estava entre as caixas de doce, em sacos de 1 kg cada.

O condutor disse ter sido abordado por um desconhecido em um posto de combustíveis de Maringá (PR). Ele receberia dinheiro para entregar as cargas ilícitas em um posto de Cuiabá. Assim, o autor da proposta teria levado o caminhão para carregar com os produtos em uma chácara na saída de Maringá – o caminhoneiro ficou no posto.

O suspeito flagrado com o contrabando foi levado à Polícia Federal de Dourados. Em depoimento à PF, ele admitiu ter sido preso em 2021 por contrabando de cigarros em .

Flagrado com contrabando pode pagar multa e seguir cautelares

Apesar do antecedente, o responsável por analisar o pedido de prisão considerou que não houve grave ameaça ou violência no crime cometido pelo caminhoneiro – condições para a decretação da prisão preventiva.

Como também não havia registros de inquéritos policiais ou ações penais em andamento como o réu, tampouco condenações com trânsito em julgado, não se considerou ser situação de reiteração criminosa contumaz.

Em vez de manter o caminhoneiro preso, optou-se pela liberdade provisória, mediante pagamento de de R$ 4,8 mil a ser paga até terça-feira (16), comprovação de endereço, proibição de se ausentar da comarca onde reside por mais de 8 dias sem autorização judicial e de se mudar sem informar à Justiça, proibição de deixar o Brasil e de praticar novos delitos e aceitação de intimação e citação dos atos processuais por WhatsApp – ele não poderá alterar o número telefônico sem autorização judicial –, entre outras restrições.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
maria em cg supercopa

‘Traz visibilidade para a cidade’: Maria em CG comenta experiência incrível na Supercopa de Vôlei

Bataguassu vence jogo e garante acesso à Série A de 2026

Arquibancada da supercopa

Fã desde a Geração de Prata, torcedora vibra com Supercopa e quer mais vôlei em MS: ‘esporte apaixonante’

Corinthians perde chances, mas vence o Galo com golaço e vê Z4 mais longe

Notícias mais lidas agora

Sesi Bauru e Osasco São Cristóvão disputaram final feminina da Supercopa de Vôlei no Guanandizão

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 a sets a 0 conta Sesi Bauru no Guanadizão

presidentes funesp e federação de volei supercopa

‘Que seja a primeira de muitas’: presidentes da Funesp e da Federação de Vôlei celebram Supercopa em Campo Grande

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

mega-sena

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio acumula em R$76 milhões; veja dezenas

Últimas Notícias

Esportes

Osasco vence Supercopa de Vôlei por 3 a sets a 0 conta Sesi Bauru no Guanadizão

De lavada, o Osasco São Cristóvão levou o título de supercampeã da Supercopa Brasileira de Vôlei na disputa contra o Sesi Vôlei Bauru. Os times paulistas se enfrentaram no Ginásio Guanandizão na noite deste sábado (18), em Campo Grande (MS). O terceiro e último set foi extremamente acirrado, com Sesi e Osasco no páreo pela … Continued

Esportes

Medalhistas olímpicos na quadra e na tribuna: Yeltsin comemora final da Supercopa na Capital

Yeltsin destacou a energia do público campo-grandense

MidiaMAIS

Dois homens-aranha e professor de La Casa de Papel roubam a cena no Guanandizão durante a Supercopa de Vôlei

William Precinato, o Homem-Aranha da Shopee, levou dois acompanhantes para assistirem à final feminina da Supercopa

Esportes

Osasco faz 2 a 0 e fica a um passo do título da Supercopa Feminina em Campo Grande

No primeiro set, o Osasco levou a melhor ao marcar 25 pontos, contra 17 do Sesi