Pular para o conteúdo
Polícia

Familiares de vítimas de feminicídio e homicídio são contemplados com projeto da Sejusp

Autoridades civis e militares marcaram presença no 1º Workshop do Projeto Acolhida
Lívia Bezerra -
(Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (24), autoridades civis e militares estiveram presentes no 1º Workshop do Acolhida, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) de Mato Grosso do Sul, na Acadepol (Academia de Polícia Civil). O projeto contempla familiares de vítimas de feminicídio e homicídios dolosos.

Entre as autoridades presentes, estiveram o Delegado-Geral da Polícia Civil, Roberto Gurgel de Oliveira Filho, e o Secretário da , Antonio Carlos Videira. O projeto, que será implantado em primeiramente, atenderá as vítimas indiretas, que são os familiares das vítimas dos crimes, como feminicídio e homicídio doloso. 

(Divulgação)

Sendo assim, os familiares serão assistidos pelo projeto, onde poderão relatar as necessidades surgidas com o crime, através de um registro específico realizado na delegacia. As necessidades incluem inventário dos bens deixados pela vítima, guarda das crianças, mudança de escola, auxílio-funeral, levantamento de alvará judicial da conta bancária, acompanhamento psicológico ou de saúde, pedido de pensão, benefícios previdenciários e ações judiciais de indenização.

Após o relato, o boletim de ocorrência será encaminhado aos órgãos públicos que devem prestar assistência a essas vítimas indiretas, o que deve promover uma integração entre os órgãos públicos do Estado. Além da Sejusp, os órgãos envolvidos são o Ministério Público Estadual, Estadual e da União, Tribunal de Justiça, Município de Campo Grande (Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social), dentre outros.

Muito satisfeito, Antonio Carlos Videira ressaltou a importância da integração que este workshop promove. “Fico muito feliz em ver as tratativas caminhando a passos largos, para atendimento das vítimas indiretas, principalmente de homicídio e feminicídio. São muitos os desafios, mas esse workshop é a prova de que integrados e unidos, poderemos conseguir bons resultados, com um propósito só”.

O projeto também recebe um apoio e integração da PC de MS e o Delegado-Geral destacou: “Hoje é um dia de muita alegria, pois, mais uma vez Mato Grosso do Sul sai na frente, inovando e fazendo aquilo que é o desejo de todo, uma assistência ampla e transversal, que vai acolher quem tanto precisa”.

Gurgel reforçou que o trabalho dos policiais civis é importante para que os crimes sejam solucionados e agora é motivo de comemoração com o Projeto Acolhida. “A Polícia Civil tem feito seu trabalho exemplar na solução de crimes de homicídio e feminicídio, agora é hora de dar um passo a mais e atender as vítimas indiretas. Algo inédito e inovador, que merece nosso apoio e a integração da Polícia Civil e que também merece ser replicado”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com queda de 2,5% em setembro, varejo de MS completa 10 meses consecutivos de índices negativos

Caminhão furtado em Naviraí é recuperado com 15 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Envolvido na Máfia dos Cigarreiros, sargento Ricardo Campos Figueiredo é excluído pela segunda vez da PMMS

Exposição feita por crianças com deficiência será exibida no Bioparque Pantanal

Notícias mais lidas agora

98% dos membros do Ministério Público recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Sada Cruzeiro aplica três a zero no Itambé Minas e conquista Supercopa em Campo Grande

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

VÍDEO mostra motoentregador sendo lançado após batida com carro no Recanto dos Pássaros

Últimas Notícias

Transparência

Empresa vence licitação de R$ 4,7 milhões para concluir asfalto no Bosque das Araras, em Campo Grande

A empresa DMP Construções venceu a licitação para concluir as obras de pavimentação asfáltica no bairro Bosque das Araras, em Campo Grande, conforme termo de adjudicação e homologação publicado no Diogrande desta segunda-feira (20). A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) publicou o termo e a empresa vai executar obra da infraestrutura urbana, … Continued

Transparência

Sua rua está na lista? Prefeitura de Campo Grande abre licitação para asfaltar Residencial Botafogo

Serviço inclui ainda drenagem de águas pluviais

Famosos

Eita! Pai de Ana Castela dá bronca em Zé Felipe e na Boiadeira: ‘Não têm respeito’

Não gostou? Pai de Ana Castela, Rodrigo Castela deu o que falar ao mandar um recado para Zé Felipe e a filha

Cotidiano

Inédita no Brasil, base veterinária no Pantanal promete salvar animais em áreas remotas

A unidade possibilita atendimento especializado no próprio bioma, sem necessidade de encaminhamento imediato para Campo Grande