Pular para o conteúdo
Polícia

‘Galã do PCC’ é condenado por lavagem de dinheiro pela Justiça Federal na compra de terrenos

‘Galã do PCC’ foi condenado a 6 anos e 2 meses de reclusão
Renata Portela, Thatiana Melo -

Elton Leonel Rumich da Silva – conhecido como o ‘Galã do PCC’ e considerado um dos suspeitos pela morte do narcotraficante Jorge Rafaat, em junho de 2016 – foi condenado pela Justiça Federal por lavagem de dinheiro, nesta segunda-feira (4). 

‘Galã do PCC’ foi denunciado em julho de 2020 pela lavagem de dinheiro e ocultação de bens, oriundos do tráfico de drogas e armas. Ele  é apontado pelo MPF (Ministério Público Federal) como dono de uma empresa no onde usava nome falso de Ronald Rodrigues Benites. 

Junto de um sócio, Elton teria comprado cerca de 17 terrenos em setembro de 2014, onde seriam feitas construções. A defesa pediu pela absolvição e improcedência da denúncia. “No que tange ao crime de organização criminosa, tendo em vista a definição legislativa e doutrinária, sustenta que não restaram comprovadas a efetiva participação da acusada ou sequer a liderança do corréu ELTON LEONEL sobre o suposto grupo criminoso, requerendo, portanto, a absolvição à míngua de provas da autoria ou mesmo da materialidade do delito em apreço.”

A defesa ainda alegou não existir prova contra ‘Galã do PCC’ no que tange aos imóveis. “No que toca aos imóveis indicados pelo Ministério Público Federal na denúncia, que teriam sido adquiridos em nome de terceiras pessoas, alega não existir qualquer prova do envolvimento de ELTON LEONEL RUMICH DA SILVA na aquisição dos bens, especialmente em relação àqueles adquiridos e registrados por VÂNIA KARINA SOARES MONTANIA, BRUNA FRANCINI GOMES, TÂNIA JUDITE SOARES MONTANIA e ELIDE MARIA MORETTI, o que ficou demonstrado com os interrogatórios judiciais e depoimento das testemunhas.”

A sentença de condenação de Elron Leonel foi publicada nesta segunda-feira (4), pela 3º Vara Federal de ‘Galã do PCC’ foi condenado a 6 anos e 2 meses de reclusão.

Quem é ‘Galã do PCC’

Elton é considerado um dos principais nomes do PCC (Primeiro Comando da Capital) na fronteira, líder do tráfico na região. Quando condenado em agosto de 2019 a 19 anos de prisão, ‘Galã do PCC’ foi denunciado pela abertura de uma empresa de fachada com sede em Ponta Porã, com objetivo de lavar dinheiro. Com a Construtora JB Progresso, cinco denunciados, sob o comando de Galã, adquiriam imóveis e veículos a fim de ocultar e dissimular a procedência ilícita e a real propriedade dos bens.

As investigações na época comprovaram compra, venda e simulações de transferências de imóveis localizados em , Diadema (SP), Santos (SP) e Presidente Prudente (SP) em nome de laranjas ou da empresa de fachada. As transações totalizaram 43 atos de lavagem de dinheiro entre 2013 e 2019.

‘Galã’ também é acusado de ter participado da morte do narcotraficante Jorge Rafaat Toumani. Segundo informações, com a morte de Rafaat, o objetivo era assumir os negócios com o fornecimento de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Em 2020, uma nova guerra pelo controle do tráfico de drogas foi marcada por uma série de assassinatos na fronteira entre Ponta Porã, cidade localizada no sul de e no Paraguai.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara vota amanhã urgência de PL sobre cobrança por bagagem de mão

Criança é picada por escorpião dentro de escola em MS

Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência

Guia Definitivo: Como Se Tornar um Piloto de Avião

Notícias mais lidas agora

Turn Off: Justiça vai ouvir 79 testemunhas em ação por desvio de R$ 8 milhões da Apae

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Câmara faz novo sorteio para relator de processos contra deputados por motim no Plenário

Últimas Notícias

Brasil

Para relator, congresso deve rever as regras de prisão após condenação em 2ª instância

Criticou a proposta do governo federal de centralizar o combate às organizações criminosas

Cotidiano

Distrito de Anhanduí recebe programa ‘Todos em Ação’

Mutirão tem todas secretarias municipais e parceiros da iniciativa privad

Esportes

Santos perde do Vitoria e se complica na luta contra o rebaixamento no Brasileirão

Santos viaja para enfrentar o Botafogo

Cotidiano

VÍDEO: extenso incêndio se expande rapidamente em terreno da Base

Corpo de Bombeiros foi acionado e, ainda não se sabe as causas