Pular para o conteúdo
Polícia

Mato Grosso do Sul inicia 2023 com 9 homicídios registrados e uma morte em confronto com a PM

Maior parte dos homicídios foram registrados no mesmo dia, o primeiro do ano, em 5 cidades do Estado
Renata Portela -
Local onde empresário foi morto em Bonito - Foto: Bonito Mais

A primeira semana de 2023 registrou 9 homicídios em , sendo 6 no primeiro dia do ano, crimes cometidos em 5 cidades. Só em Campo Grande, duas pessoas foram assassinadas e encontradas mortas na madrugada do dia 1º.

Conforme os dados estatísticos da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), foram 9 homicídios dolosos registrados neste ano. Quatro mortes aconteceram em Campo Grande, uma em Aral Moreira, uma em , uma em e duas em Dourados.

Além dos homicídios dolosos, foi registrado um homicídio decorrente de oposição à intervenção policial. Luan Veríssimo Valadares, 31 anos, morreu na madrugada do dia 1º, após trocar tiros com policiais do em Campo Grande.

Homicídios registrados em 2023

Em Campo Grande, dois homens foram assassinados na madrugada do primeiro dia do ano. Edvaldo Carlos Ramos, de 56 anos, foi morto com três tiros na frente de casa, na Vila Piratininga.

Ainda segundo testemunhas, ele teria discutido com um casal antes do crime. Após os tiros, vizinhos foram até a delegacia da região e avisaram sobre o ocorrido.

Já no Jardim Noroeste, corpo de uma pessoa ainda não identificada foi encontrado. O caso é considerado homicídio, uma vez que a vítima tinha ferimentos pelo corpo de pedradas. Até o dia 6 de janeiro a pessoa ainda não tinha sido identificada.

Neste sábado (7), Lucas Ferreira Sanabria, 28 anos, foi assassinado na conveniência que era proprietário, no Parque do Lageado. O atirador chegou a pedir uma cerveja, para despistar o crime, e matou a vítima com 5 disparos.

Consta ainda no sistema da Sejusp uma quarta morte que teria ocorrido em Campo Grande. No entanto, não foi localizado registro da ocorrência no Sigo (Sistema Integrado de Gestão Operacional).

Além dos crimes na Capital, um empresário campo-grandense foi assassinado durante briga de trânsito em Bonito. Thiago Santos Freitas, de 33 anos, foi morto com dois tiros na cabeça na madrugada do dia 1º.

Também na madrugada do primeiro dia do ano, Julio Avalo foi encontrado morto em Aral Moreira, no Assentamento Santa Catarina. Momentos depois, o autor do crime foi preso e teria cometido o assassinato por ciúmes da namorada.

Em Dourados, Victor Alexandre Ortega Morato, de 22 anos, foi vítima de espancamento. Ele voltava para casa na madrugada do dia 1º, quando um grupo de homens mexeu com o rapaz.

Além de Victor, estavam no carro a esposa e amigos. Ele foi tirar satisfação com os suspeitos, quando foi espancado. Então, foi internado no hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Já na manhã de sábado (7), homem de aproximadamente 39 anos identificado como Eleodoro foi encontrado morto a facada em Dourados.

Mãe assassinou bebê de 2 meses

Outro caso de grande repercussão foi a morte de uma bebê de apenas dois meses. A menina foi assassinada pela mãe, uma jovem de 24 anos, em Cassilândia.

A princípio, a mulher alegou que teve um surto psicótico. Ela foi presa em flagrante e, segundo o registro policial, teria jogado a no chão. Assim, a jovem teve a prisão preventiva decretada.

2022 registrou mais mortes que anos anteriores

Reprodução/Sejusp

Ainda conforme os dados da Sejusp, 2022 foi o ano com mais mortes registradas, desde 2020. Foram 427 homicídios registrados em 2020, dos quais 25 em janeiro. Já em 2021 ocorreram 434 homicídios, sendo 30 no primeiro mês do ano.

Enquanto isso, em 2022 foram registradas 447 mortes violentas, das quais 45 registradas só em janeiro. O mês foi o segundo com mais homicídios registrados em Mato Grosso do Sul, sendo o primeiro outubro, com 55 mortes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O fogo subiu muito rápido”: morador conta sobre incêndio que deixou moradores sem internet

Ozempic, Bobbie Goods: Gatos para adoção com nomes inusitados viralizam na web

Câmara analisa incentivo a empreendedores e mais duas propostas nesta terça

audiência

Motorista presa por atingir jornalista no trânsito ganha a liberdade após fiança

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Ladrão que tentou furtar joalheria de shopping já tentou fugir de presídio por tubulação

Curandeiro de Bela Vista fotografado por Roberto Higa recebeu carta da família Kennedy

Água Bonita - ana laura menegat

Pesquisa revela força de cacicas na liderança de sete aldeias indígenas de Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Você viu esses cachorros? Famílias procuram por pets que desapareceram em Campo Grande

Pets desapareceram neste final de semana nos bairros Jardim Ouro Preto, Vila Morumbi e Vila Serradinho

Polícia

Idoso é preso após quebrar o fêmur da esposa durante briga em Três Lagoas

Vítima disse que já teve a clavícula quebrada pelo suspeito anteriormente

Polícia

Brasileiro é preso na Ponte Internacional da Amizade com contrabando de répteis exóticos

Ao todo foram apreendidos 12 jacarés, 10 lagartos cristais, uma anaconda e uma cria de píton que estavam escondidos na mochila

Mundo

Papa Leão XIV recebe pela primeira vez vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Pontífice reconheceu que "havia grande resistência" à ideia de uma lei universal de tolerância zero