Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Delegada convoca homens para mobilização pelo fim da violência contra as mulheres

Conforme informações atualizadas até o mês de Dezembro, o número de feminicídios já ultrapassa 20.
Schimene Weber -
Delegada Elaine Benicasa sobre o dia nacional da Mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres (Reprodução, Redes Sociais e Nathalia Alcântara, Midiamax)

Neste dia 6 de Dezembro, lembrado como Dia Nacional da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Delegada Titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Dra. Elaine Cristina Ishiki Benicasa, usou as redes sociais do órgão para dar alguns recados à população.

“É importante trazer dois pontos: a necessidade de informação a esses homens, desde a sua tenra idade, desde a infância, passando pela adolescência, para que esses meninos não sejam futuros agressores de mulheres. Então, trazer princípios básicos de igualdade, de civilidade, de respeito ao gênero feminino; mas também, algo que a lei traz de uma forma bastante incisiva, que é a reeducação de homens já agressores, para que nós possamos reinseri-los novamente, e por que não nesse mesmo seio familiar, onde já houve a violência doméstica?”, explicou, no vídeo.

E continua. “Também para evitar que estes homens reincidam em outros crimes, em outros arranjos familiares que eles possam vir a ter… Eu costumo dizer que essa luta não é apenas das mulheres, dos órgãos públicos ou das entidades privadas, mas também dos homens. Então, convocamos todos vocês, homens, para que possamos, juntos, batalhar e unir forças pelo fim da violência contra as mulheres”, disse.

Veja, abaixo, o vídeo completo:

Importância do combate à violência contra as mulheres

De acordo com a Agência Galvão, que preparou o “Dossiê: Violência Contra as Mulheres”, o feminicídio é “a instância última de controle da mulher pelo homem: o controle da vida e da morte. Ele se expressa como afirmação irrestrita de posse, igualando a mulher a um objeto, quando cometido por parceiro ou ex-parceiro; como subjugação da intimidade e da sexualidade da mulher, por meio da violência sexual associada ao assassinato; como destruição da identidade da mulher, pela mutilação ou desfiguração de seu corpo; como aviltamento da dignidade da mulher, submetendo-a a tortura ou a tratamento cruel ou degradante”.

Lourdes Bandeira, socióloga, pesquisadora e da de , que contribuiu para o dossiê, explicitou que o feminicídio “representa a última etapa de um continuo ato de violência que leva à morte. Seu caráter violento evidencia a predominância de relações de gênero hierárquicas e desiguais. Precedido por outros eventos, tais como abusos físicos e psicológicos, que tentam submeter as mulheres a uma lógica de dominação masculina e a um padrão cultural de subordinação que foi aprendido ao longo de gerações”.

Dados estatísticos de feminicídio em Mato Grosso do Sul

Em relatório divulgado pela (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) no mês de Agosto de 2023, em um comparativo de Janeiro a Julho do presente ano, 16 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado – o menor número já registrado nos últimos 7 anos.

Conforme informações atualizadas até o mês de Dezembro, o número de feminicídios já ultrapassa 20. Somente em , em 2023, foram registrados 8 crimes com essa classificação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
gaby spanic a fazenda

Chocante? Gaby Spanic revela quem quer que vença A Fazenda 17 e quem não quer que ganhe de jeito nenhum

Em alusão ao mês da Consciência Negra, Casa de Cultura terá oficina gratuita de capoeira

Justiça nega abuso e libera Ifood cobrar taxa de consumidores em Mato Grosso do Sul

Moradora de Campo Grande abre vaquinha para concluir tratamento de saúde

Notícias mais lidas agora

Justiça suspende mais de 200 ações de moradores contra fedor da JBS no Nova Campo Grande

Prefeito barrou investigação de contratos suspeitos de fraude 2 meses antes de prisão em Terenos 

Supercopa de Vôlei supera expectativas e reúne público equivalente à capacidade máxima do Guanandizão

VÍDEO: Imagens mostram momento de acidente que deixou 3 feridos, entre eles uma criança

Últimas Notícias

Polícia

Assassinado em lava rápido foi executado com 10 tiros no tórax por dupla em motocicleta

A outra vítima segue internada no hospital

MidiaMAIS

Estão abertas as inscrições para participar do Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

Atividade é promovida pelo Festival Curta Campo Grande

Política

Comissão de Reforma Agrária aprova novas regras para registros de terras na fronteira

Senadora Tereza Cristina apoiou texto aprovado na Comissão, após relatar projeto na CRE

Mundo

Trump se contradiz sobre realização de reunião com Xi Jinping e aumenta incerteza de encontro

Republicano afirmou que tarifas adicionais a China são questões que envolvem segurança nacional