Pular para o conteúdo
Polícia

Morre guarda que teve 50% do corpo queimado ao tentar apagar incêndio em escola no Itamaracá

Incêndio aconteceu no último dia 7 e o guarda estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa
Lívia Bezerra -

O GCM (Guarda Civil Metropolitano) Célio Guimarães, de 52 anos, que teve 50% do corpo queimado durante um incêndio em uma escola, no Jardim Itamaracá, em , morreu na manhã desta sexta-feira (26), na Santa Casa

A informação foi confirmada à reportagem do Jornal Midiamax pelo SINDGM-CG (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande) nesta tarde. Célio se feriu quando trabalhava cuidando da escola e tentava apagar as chamas.

Ele foi socorrido e encaminhado para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário. Devido à gravidade, foi levado para a Santa Casa, onde estava sedado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Porém, Célio veio a óbito às 8h19 desta sexta, após choque séptico, que é uma infecção generalizada que causa de órgãos e pressão arterial perigosamente baixa, segundo informou o hospital.

Conforme o sindicato, ele atuou na GCM por mais de 30 anos. “Uma triste notícia! E que também chama atenção naquilo que a gente vem falando há vários anos, que é a valorização desses servidores e profissionais”, lamenta o presidente do SINDGM, GCM Hudson Bonfim.

Outra cobrança que vem à tona é o pedido do sindicato feito em 2023 para pagamento da gratificação de periculosidade aos guardas, que não teria sido atendido, segundo o presidente. “A prefeitura editou uma lei do adicional de periculosidade para início de pagamento em janeiro de 2023, o que não aconteceu, mesmo com reconhecimento de todas as autoridades, inclusive do judiciário”.

A reportagem acionou a Prefeitura Municipal de Campo Grande para esclarecimento sobre as causas do e se há previsão de pagamento da gratificação de periculosidade a categoria.

Por meio de nota, o órgão informou que o laudo ainda não está concluído. Já sobre o pagamento da gratificação de periculosidade, lembrou que está judicializado. Em relação à morte do GCM, a prefeitura lamenta e ressalta a importância do profissional durante longos anos. Confira a nota na íntegra:

“O laudo não está concluído. Sobre a questão da periculosidade, a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social () lembra que a situação está judicializada.

Quanto ao falecimento,

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do servidor público, GCM Célio Marcos Lopes Guimarães, ocorrido nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro.

Integrante valoroso da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, o GCM Guimarães, como era seu nome de guerra, estava lotado na Gerência Operacional Bandeira, tinha 52 anos e se tornou guarda muito jovem, com pouco mais de 20 anos, em 15 de novembro de 1991, e era um dos servidores mais antigos da instituição. Ao longo de 33 anos de serviço, exerceu sua função com muito empenho, servindo e protegendo a sociedade campo-grandense.

A Sesdes informa que desde o incidente envolvendo o servidor, a família está sendo acompanhada pelo Fundo Assistido ao Guarda (FAG) que oferece toda a assistência necessária por meio do setor psicossocial.

Muito respeitosamente, a Sesdes e toda a Guarda Civil Metropolitana estão em luto e se solidarizam com a dor dos familiares, colegas de farda e amigos do GCM Guimarães. A Administração Pública Municipal reforça os votos de pesar pela grande perda e agradecimentos à imensa dedicação e excelente trabalho prestado ao município de Campo Grande.”

O espaço segue aberto para manifestação.

Incêndio 

De acordo com informações, o agente estaria fazendo um café na cozinha da Escola Municipal Antônio José Paniago, quando houve uma explosão, provavelmente devido a algum vazamento de gás. 

Equipe da GCM foi acionada e, ao chegar, se deparou com fogo na cozinha em grandes proporções. Em seguida, o Corpo de Bombeiros chegou para prestar apoio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bebê morre e família acusa maternidade de negligência por negar cesariana

Simone revela que é casada com a melhor amiga há 8 anos; saiba quem é

Base do governo barra convocação de irmão de Lula em CPMI do INSS

Viatura da PM se envolve em outro acidente na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Vítima embarcou em Assunção e foi encontrado morto no terminal de Pedro Juan (Foto: Reprodução, Instagram)

Passageiro é encontrado morto em ônibus de viagem na fronteira com MS

Últimas Notícias

Mundo

Chefe militar dos rebeldes huthis do Iêmen morre em ataque de Israel

Huthis informou que chefe morreu junto de seu filho

Política

Câmara determina corte de 5% nos gabinetes para economizar duodécimo após despesas aumentarem

Medida quer frear gastos, especialmente com salário de comissionados, após vereadores aumentarem os próprios rendimentos

Cotidiano

VÍDEO: família precisa levar ventilador de casa para Hospital Regional

Mãe estava acompanhando o filho de 4 anos que está em tratamento oncológico

Emprego e Concurso

IFMS divulga lista de inscritos que vão concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos

Candidatos que querem apresentar recurso contra a lista preliminar de inscritos podem recorrer até esta sexta-feira