Pular para o conteúdo
Polícia

Operação em Ponta Porã investiga furto de energia elétrica e autua três pessoas

“Gato de energia elétrica” pode configurar os crimes de furto ou estelionato
Marcos Morandi -
Ação envolveu policiais, peritos e técnicos da concessionária (Foto: reprodução, PC)

Nessa terça terça-feira (8), a PC (Polícia Civil) de , na fronteira com Pedro Juan Caballero, em trabalho conjunto com a Perícia Criminal e a Energisa, deflagrou a operação ‘Quilowatt’.

Ação visa combater o de energia elétrica, o chamado ‘gato’. Segundo informações policiais quatro pessoas foram levadas para a delegacia e três autuadas pelo crime de furto e ainda, estelionato.

Três equipes policiais, juntamente com peritos e 15 funcionários da concessionária, realizaram mapeamento e vistorias em 36 na cidade.

A delegada da 1ª Delegacia de Polícia, Elisangela Ferreira Cristaldo, e Denise Simões, relações Institucionais da Energisa, ressaltaram que “gato de energia elétrica” pode configurar os crimes de furto ou estelionato.

A prática do ilícito está prevista respectivamente nos artigos 155, §3º, e 171 do Código Penal brasileiro. Além disso, o crime pode causar acidentes fatais em face das ligações clandestinas, como incêndios e explosões.

As fraudes, mais conhecidas como “gato”, trazem sobrecarga da rede elétrica e podem piorar a qualidade do serviço prestado, deixando o sistema mais suscetível a interrupções e oscilações de energia.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estima que fraudes no são gigantescas, representando mais do que 31,5 mil gigawatts, o que pode sustentar imóveis em grande parte de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Casal é preso com 20 toneladas de maconha em meio à carga de milho

Com garruncha, ladrão assalta loja de doces

Aéreas terão que explicar mudanças na cobrança de bagagens de mão

dolar

Dólar fecha em queda e volta a R$ 5,40 com sinal de alívio na relação entre EUA e China

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

MP autoriza prorrogar pela oitava vez inquérito contra indicado de político por corrupção no Detran-MS

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

multas transporte

Juiz ignora ameaça de cortar vale-transporte e nega suspender multas contra o Consórcio Guaicurus

Novo PAV indígena com atendimento bilíngue é instalado em aldeia de Caarapó

Últimas Notícias

Cotidiano

Documentário ‘Mulheres na Ciência’ será exibido na TV aberta

Vai ao ar neste sábado (18), às 21h

Esportes

Treino aberto de equipes da Supercopa de Vôlei dá oportunidade para torcedores que não poderão assistir os jogos

Treinos das equipes femininas na noite desta sexta no Guanandizão

Brasil

Barroso vota por descriminalizar aborto até 12ª semana de gestação

Com o voto do ministro, o placar do julgamento está 2 votos a 0 pela descriminalização

Polícia

Familiares procuram por Evelin, desaparecida há nove dias em Campo Grande

Ela saiu de casa na região do Jardim Itamaracá e não foi mais vista