Pular para o conteúdo
Polícia

Arsenal foi apreendido em operação contra fraudes na Saúde de Selvíria

Operação apreendeu rifles, espingarda, miras e munições na residência de alvos
Fábio Oruê, Thatiana Melo -
arsenal operação
Armas e munições foram apreendidas na operação (Divulgação, PF)

Um verdadeiro arsenal com armas e muita munição foi apreendido pela Polícia Federal na Operação Rastro Cirúrgico, contra fraudes no SUS (Sistema Único de Saúde) na Prefeitura de Selvíria, deflagrada na manhã desta terça-feira (12).

A PF cumpriu 13 mandados em Selvíria, e São José do Rio Preto (SP). Dos seis pedidos da cidade investigada, um deles era do secretário Municipal de Saúde, Edgar Barbosa dos Santos.

Assim, no cumprimento dos mandados, a polícia fez apreensões. Um dos locais possuía um arsenal com diversos tipos de armas e munições. Entretanto, a PF não divulgou se o proprietário era CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) e se estava em dia com as autorizações.

Cerca de 20 armas, como rifles, espingardas, revólveres e pistolas semiautomáticas, acabaram apreendidas pela PF. Munições, cartuchos e apetrechos de armas, como lanternas e miras, também ficaram sob poder da PF.

arsenal
Arsenal em residência (Divulgação, PF)

Operação Rastro Cirúrgico

A operação deflagrada pela PF visa reprimir crimes de peculato, desvio de recursos públicos e fraude em licitações envolvendo verbas do SUS. O secretário de Saúde e outros servidores implicados acabaram afastados dos cargos.

Além do afastamento, a PF pediu o bloqueio e sequestro de R$ 5 milhões em bens de cada um. A investigação iniciou com a notícia de irregularidades no CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Selvíria.

armas
Armas apreendidas (Divulgação, PF)

Cirurgias falsas pagas pelo SUS

A Polícia Federal identificou indícios de inexecução contratual, assim como superfaturamento na Ata de Registro de Preço e nos respectivos contratos administrativos e ausência de comprovação de realização de procedimentos cirúrgicos pagos pela prefeitura.

Identificou, igualmente, a existência de múltiplos contratos administrativos, alguns deles sem publicação nos sites de transparência, contendo objetos idênticos, vigência simultânea e mesmas partes contratantes.

Desse modo, ocorria a multiplicidade de pagamentos por um mesmo procedimento cirúrgico e serviço médico contratado. A PF também verificou que uma das clínicas médicas contratadas não existia de fato.

As penas pelos crimes podem chegar a 33 anos. Durante a ação, carros e motos de luxo, armas e pedras preciosas acabaram apreendidos.

policia federal sus
Carros de luxo na garagem de alvo da operação (Divulgação, PF)

Busca e apreensão em três municípios

Todas as medidas foram deferidas pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, após representação conjunta, formulada pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público do Mato Grosso do Sul.

A competência do Tribunal Regional Federal da 3ª Região se deu em razão da existência de indiciado com foro por prerrogativa de função neste tribunal.

Dos 13 mandados de busca e apreensão, seis foram cumpridos em Selvíria, 3 em Aparecida do Taboado e 4 no município de São José do Rio Preto (SP).

Operação da PF

O nome da operação faz alusão à ausência de vestígios/rastro que os procedimentos cirúrgicos contratados deveriam deixar, como seus prontuários médicos e utilização de ‘sala suja’ hospitalar. Entretanto, no caso, não deixaram, diante da reiterada inexecução contratual atestada por auditorias e inspeções técnicas.

Ao final das investigações, os envolvidos podem responder pelos crimes de peculato, apropriação e desvio, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas somadas podem variar de 10 a 33 anos de reclusão.

policia federal
Dinheiro apreendido (Divulgação, PF)

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Atletas deixaram campo ao descobrir que time adversário tinha atleta trans (Reprodução, Instagran)

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Deputado de MS quer limitar poderes de Lula concedidos à Janja por decreto

Pollon quer sustar artigo em decreto presidencial que trata sobre a tarefa de “apoiar o cônjuge”

Polícia

Empresas de MS são alvos de operação que rastreia origem do metanol em bebidas alcoólicas

Equipes estão em Campo Grande, Dourados e Caarapó coletando amostras para análises químicas

Mundo

Falhas na engenharia do submersível Titan causaram implosão, diz relatório

Implosão resultou na morte de cinco pessoas em 2023

Polícia

Embriagado: condutor que tombou carreta de cimento na BR-262 é preso

O teste do bafômetro apontou 0,54 mg/l de álcool, nível considerado crime pelo CTB