Pular para o conteúdo
Polícia

Batida em instituto de ‘cura espiritual’ de Campo Grande acaba com ayahuasca apreendida

Sete pessoas estavam internadas no local e pagariam por ritual com ayahuasca
Thatiana Melo -
Amostras de plantas foram levadas do local (Divulgação)

A Polícia Civil, por meio da Decon (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo), investiga um instituto de espiritual, após pedido do MPMS (Ministério Público Estadual) sobre métodos usados no local. A batida aconteceu na última quarta-feira (10), junto da Vigilância Sanitária.

No local, Instituto Xamânico Oficina da Consciência, no bairro Chácara das Mansões, os policiais encontraram sete pessoas internadas, sendo seis homens e uma mulher. 

Conforme informações, os internos estavam no instituto de forma particular e não havia indícios de que seriam mantidos em cárcere privado. No instituto havia também encontros religiosos todas as quartas-feiras e todo segundo sábado do mês, onde é realizada ‘cura espiritual’.

O ritual seria pago, e com direito a uma porção do chá de ayahuasca – que é uma bebida psicoativa derivada de plantas, bem como a utilização de um pó denominado de rapé.

Do instituto, os policiais apreenderam produtos utilizados na prática religiosa espiritual para exames laboratoriais para identificação dos produtos utilizados.

O Jornal Midiamax entrou em contato com um dos responsáveis pelo instituto, e em resposta foi dito que, “O instituto presta serviço de acolhimento particular com algumas vagas sociais. Realizamos trabalhamos xamânicos com a finalidade de auxiliar no processo de cura daqueles que nos procuram por livre e espontânea vontade. Fomos sinalizados pela equipe da Vigilância e estamos providenciando todos os ajustes necessários para continuar com nosso trabalho, inclusive, estamos aptos para continuar.”, disse Rogério Fernandes, terapeuta xamânico.

Batida na Fazendinha

Em março deste ano, a Decon fez batida no retiro espiritual do Espaço Terapêutico Fazendinha, onde havia denúncias de que pacientes eram mantidos em cárcere privado. Durante a fiscalização, os agentes da Vigilância Sanitária constataram que não havia armário para guardar os medicamentos dos pacientes de forma adequada. Também não havia responsável técnico ou segurança no local.

Depois, os agentes encontraram um paciente que se identificou como policial e começaram a fazer entrevistas com outros que ali estavam. Após a chegada das equipes, diversos pacientes teriam manifestado vontade de ir embora, mas alegaram que não iriam por serem impedidos por monitores.

(Matéria editada às 11h06 para acréscimo de posicionamento do Instituto)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued