Agentes da Fazenda Federal apreenderam 12 jacarés, 10 lagartos-de-cristal, uma anaconda e uma cria de píton que estavam escondidos na mochila de um brasileiro que viajava de táxi. A apreensão ocorreu durante uma operação na alfândega da Ponte Internacional da Amizade, que liga Foz do Iguaçu a Ciudad del Este.
De acordo com a Secretaria de Finanças do Brasil, os animais estavam vivos e acondicionados em frascos e sacos de pano dentro da mochila do suspeito. O homem alegou ter comprado os répteis no Paraguai e pretendia revendê-los ilegalmente em São Paulo.
Os animais foram encaminhados para o Eco Parque, em Foz do Iguaçu, para avaliação veterinária.
O tráfico de animais silvestres no Brasil é considerado crime e possui sérias implicações legais. A Lei nº 5.197/67 protege a fauna brasileira, designando os animais silvestres como propriedade do Estado e proibindo sua exploração, perseguição, destruição, caça ou captura.
As penalidades para crimes de abuso e maus-tratos a animais incluem multas e prisão, com penas que variam de seis meses a um ano. O crime de tráfico de animais exóticos e selvagens pode levar a múltiplas acusações.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)