Pular para o conteúdo
Polícia

Defesa alega forte emoção e réu por execução de ‘Opalão do PCC’ enfrenta júri popular

Julgamento de Eriton Amaral de Souza ocorre nesta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri
Lívia Bezerra -
PM no local da execução em março do ano passado, no bairro Montevidéu. (Foto: Alicce Rodrigues, Arquivo Midiamax)

Eriton Amaral de Souza, réu pela execução de Mateus Pompeu Dias, conhecido como ‘Opalão do PCC’, será julgado nesta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri, em . Uma das teses argumentadas pela defesa será a forte emoção.

‘Opalão do PCC’ (Primeiro Comando da Capital) foi executado a tiros no bairro Montevidéu, na Capital, no dia 21 de março do ano passado. Ele tinha quase 60 passagens pela polícia e sua esposa, Sônia Estela Flores, foi assassinada por engano em abril de 2020.

No momento da execução de ‘Opalão do PCC’, um policial militar que seguia para o trabalho tentou evitar o crime e jogou o carro em cima do acusado, que conseguiu escapar e efetuou os disparos contra a vítima. Eriton foi perseguido pelo policial e atirou contra o carro do militar.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, as teses devem ser bordadas no julgamento. Eriton é acusado de homicídio qualificado por motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima em relação ao ‘Opalão do PCC’ e tentativa de homicídio contra o policial.

“Vamos tentar convencer os jurados que a relação do homicídio do Mateus (Opalão do PCC) foi que o Eriton estava sob estado de uma forte e violenta emoção. A Maricelly vai explicar o que é uma forte emoção e eu irei debater isso, na prática. Isso porque anos atrás, o Mateus tentou contra a vida do Eriton e de sua esposa dentro de um carro. Na época, a esposa do Eriton estava grávida, a criança nasceu, mas logo faleceu. Então, ele (réu) ficou nesse estado de violenta emoção”, contou o de defesa, Amilton Ferreira de Almeida.

Já a advogada Larissa Almeida Tobaru defenderá o cliente na acusação de tentativa de homicídio contra o policial. “Ela irá tentar a absolvição, porque o Eriton não tentou matar o policial. Ele tentou se defender dos disparos”, explicou.

O julgamento ocorre a partir das 8 horas da manhã desta quinta-feira (4), na 1ª Vara do Tribunal do Júri, no fórum de Campo Grande, e será presidido pelo juiz de Direito, Calos Alberto Garcete de Almeida.

Execução de ‘Opalão do PCC’

Um policial que seguia para o trabalho tentou evitar o crime, quando percebeu a ação do e jogou o carro em cima do autor, que conseguiu se desvencilhar. Em seguida, o motociclista emparelhou ao lado do motorista e fez os disparos.

O motorista morreu no local antes da chegada do socorro e teria sido atingido por cerca de oito tiros. O policial ainda perseguiu o motociclista, que atirou contra o carro do militar. Ocorreu troca de tiros e o autor acabou preso. 

O assassinato de ‘Opalão do PCC’ seria um acerto de contas entre criminosos. Ele tinha várias passagens pela polícia, entre elas de contra as próprias filhas. O autor também tem passagens.

(Foto: Alicce Rodrigues, Arquivo Midiamax)

Assassinato de esposa por engano

Mateus Pompeu Dias teve a mulher, Sônia Estela Flores, assassinada por engano em abril de 2020. Sônia foi assassinada por engano com tiro na cabeça, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, enquanto segurava o bebê no colo. 

Na época, os pistoleiros queriam matar o marido dela, ex-presidiário que vinha sendo ameaçado de morte pela facção criminosa da qual teria sido membro.

Sônia e o marido, que havia saído da prisão há aproximadamente dois meses, seguiam em um veículo Celta pela Rua Ataúfo Paiva, quando foram surpreendidos pelos executores em uma moto. Os criminosos atiraram e fugiram. Ela chegou a ser socorrida pelo marido, que foi ao encontro de equipes do Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas não resistiu.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mansão de Ana Castela tem ‘quarto das Barbies’, decoração com presentes de fãs e 110 chapéus; veja

‘Aqui é bar, não boate’: Boteco da Afonso Pena proíbe influencer de fazer dancinha e causa climão

CPMI do INSS retira de pauta quebra de sigilo do ex-ministro da Previdência Carlos Lupi

Nestlé anuncia corte de 16 mil empregos para acelerar redução de custos

Notícias mais lidas agora

imasul concurso

PGE-MS faz correição no Imasul e abre canal para receber denúncias sobre serviços

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Campo Grande define datas e servidores poderão ter até 7 dias de folga no fim de ano

Últimas Notícias

Brasil

PM acusado de matar Leandro Lo retoma patente e voltará a receber salário após decisão judicial

Defesa do tenente alegou que demissão antes do julgamento representava punição antecipada

Cotidiano

Ônibus da linha 080 quebra e trabalhador chega atrasado no serviço: ‘levei advertência’

Um ônibus sanfonado chegou a dar 'suporte', mas nem todos os passageiros conseguiram entrar

MidiaMAIS

Luan sem Grana e Ana Costela se encontram em churrasco em MS: ‘cópias perfeitas’

Gravado em MS, vídeo da interação passa das 9 milhões de visualizações e tem confundido internautas nas redes sociais

Le Blog Maria Antonia

Anitta se encontra com rei Charles III durante evento na Inglaterra

A artista esteve acompanhada do Cacique Raoni e de outros líderes indígenas, reforçando o compromisso com causas ambientais e o diálogo intercultural.