Pular para o conteúdo
Polícia

Desvio em benefícios de acolhimento em Dourados é investigado pela Polícia Civil

Irregularidade são apuradas por agentes da Delegacia de Polícia há mais de um ano
Marcos Morandi -
Peritos identificaram falsificação de assinatura (Foto: reprodução, PC)

A 2ª Delegacia de de finalizou uma investigação que revelou fraudes na gestão de benefícios destinados a dez moradores da Residência Inclusiva da Grande Dourados. A instituição é responsável por acolher pessoas com deficiência física e intelectual.

Segundo informações apuradas até o momento, investigação começou após indícios de irregularidades nas prestações de contas apresentadas em 2023, que sugeriam má administração ou possíveis crimes previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

A análise incluiu depoimentos de residentes, funcionários e testemunhas, além da avaliação de documentos contábeis, recibos e auditorias.

Os peritos identificaram a falsificação de assinaturas em documentos, apontando uma tentativa de manipular a contabilidade da instituição. Como resultado, foi detectado um desfalque significativo, estimado em cerca de R$ 60 mil.

Ainda de acordo com as investigações, os recursos, que deveriam ser usados para atender às necessidades básicas dos moradores – como alimentação, , medicamentos e comunicação com familiares –, foram desviados.

Muitos dos residentes são pessoas com deficiência severa, incluindo dificuldades de locomoção, deficiência visual e limitações na comunicação.

A investigação segue com o objetivo de responsabilizar os envolvidos pelas irregularidades. O caso foi conduzido pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Dourados.

Denúncia

Ao Jornal Midiamax, a instituição que administra o programa afirmou que a denúncia partiu da gestão atual. “A instituição que administra a Residência Inclusiva para pessoas com Deficiência, da Grande Dourados, não é investigada, foi ela quem denunciou desvios na utilização do Benefício de Prestação Continuada (BPC) dos acolhidos, gerenciado pela ex-coordenadora”, disse em nota.

Então, ressalta que realizou procedimento interno. “Ao tomar conhecimento de inconsistências na gestão do BPC de acolhidos, o Presidente da Instituição solicitou à atual coordenadora, (Economista e Contabilista), que fosse efetuada uma auditoria interna, apontando possíveis irregularidades ou desvios de valores”.

Em nota, a instituição afirmou que “após as investigações, as autoridades policiais chegaram à conclusão de que a principal suspeita pelos supostos desvios é a ex-coordenadora do projeto, que respondeu pelo período de novembro 2022 a novembro 2023”. Documentos teriam tido falsificação de assinaturas para suposta em contabilidade, aponta a nota. Assim, aponta que teria sido “constatado um desfalque om relação aos valores que teriam sido recebidos”.

Por fim, “a instituição esclarece que, à época dos fatos, efetuou o desligamento da ex-coordenadora, ressalta, ainda, que apresentou todas as documentações necessárias, contribuindo de forma veemente para a apuração dos fatos e que repudia quaisquer atos que possam lesionar Direitos dos acolhidos”.

*Matéria atualizada em 4 de janeiro para acréscimo de posicionamento da parte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

Últimas Notícias

Famosos

Orgulho nacional! Brasileiras roubam cena em desfile da Victoria’s Secret; veja

Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Gabriela Moura e Daiane Sodré representaram o Brasil no palco do Victoria's Secret Fashion Show

Polícia

Criança de 9 anos morre na Santa Casa após fratura no quadril

Ernahn deu entrada no hospital na noite de terça (14) e faleceu na madrugada dessa quarta-feira (15)

Cotidiano

Quinta-feira começa com sol entre nuvens, mas previsão indica chance de chuva em MS

Calor predomina e máxima pode alcançar os 39°C, com destaque para as regiões Sudoeste e Pantaneira

Bastidores

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

Reunião de relatora para relator antes de votação em comissão