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Polícia

Peritos usam DNA de dentes para identificar duas das vítimas de acidente aéreo no Pantanal

Todos os corpos foram encaminhados para o Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) de Campo Grande
Layane Costa, Aline Machado -
Material genético foi coletado do dente de duas vítimas. (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

Duas das vítimas do acidente aéreo ocorrido na terça-feira (23) na Fazenda Barra Mansa, na região de , tiveram as amostras genéticas extraídas dos dentes para o exame de DNA (ácido desoxirribonucleico). Todos os corpos foram encaminhados para o Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) de Campo Grande na sexta-feira (26).

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A identificação do piloto Marcelo Pereira de Barros e do cineasta Rubens Crispim Júnior foi oficialmente confirmada pela Polícia Civil três dias após o acidente. Assim, os corpos foram liberados para os procedimentos funerários na sexta-feira. Marcelo foi identificado por meio de DNA, e Rubens, de exame necroscópico.

Contudo, no caso do cineasta Luiz Fernando Ferraz, a Polícia Civil de precisou solicitar apoio para a Polícia Técnica de São Paulo, para conseguirem amostra genética dos familiares, uma vez que isso é necessário para realizar o confronto do material.

Já quanto ao arquiteto Kongjian Yu, o corpo está passando por exame necroscópico; assim, passará posteriormente por DNA. Contudo, esse processo será feito somente quando tiverem as amostras genéticas dos familiares.

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Da esquerda para a direita: Kongjian Yu, Rubens Crispim Jr., Marcelo Pereira de Barros e Luiz Ferraz. (Montagem / Redes Sociais)

Passo a passo da análise de DNA:

  • Extração de DNA;
  • Quantificação para saber a quantidade de DNA;
  • Amplificação para multiplicar a quantidade de DNA;
  • Detecção genética;
  • Confronto;
  • Estatística;
  • Laudo pericial que é devolvido para o solicitante.

Análises de DNA

Na tarde da sexta-feira (26), a perita criminal e diretora do Ialf (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), Josemirtes Prado da Silva, explicou como foi realizado o trabalho de verificação das análises de DNA. Assim, após a conclusão, o laudo é emitido e encaminhado para o IML (Instituto Médico Legal) de Aquidauana — cidade solicitante.

“Foram feitas as necrópsias de três vítimas, pois do arquiteto [Kongjian Yu] ainda não foi feita. Foram enviadas as amostras para o laboratório e, assim que nos recebemos essa amostra, os peritos criminais já começaram a trabalhar para identificar um perfil e fazer um confronto”, explicou.

Os especialistas enfrentaram dificuldades na extração do material genético para o confronto, uma vez que a maioria dos familiares não era de Mato Grosso do Sul.

“Nós estamos esperando, porque tem familiares de São Paulo e soubemos que são pessoas de idade, então solicitamos apoio da Polícia Técnica de São Paulo para que eles coletassem material para a gente, fizessem esse perfil e mandassem para confrontar com essas vítimas do avião. Os perfis genéticos das vítimas estão prontos, só aguardando dos familiares para a gente fazer esse confronto”, explicou.

Josemirtes Prado da Silva. (Foto: Madu Livramento, Midiamax)

O que se sabe sobre o acidente:

  • O arquiteto Kongjian Yu e os brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Júnior estavam no Pantanal desde o dia 20 deste mês, para gravar um documentário. Marcelo Pereira Barros, o piloto e dono do avião, havia sido contratado para levar o grupo aos lugares. 
  • O grupo deveria retornar na terça (23), quando ocorreu o acidente e o avião caiu, explodindo na cabeceira da pista.  
  • Os corpos ficaram carbonizados e exames de DNA vão identificar as vítimas. O resgate dos corpos demorou cerca de 9 horas, devido à dificuldade de acessar o local do acidente.
  • No caso do arquiteto Kongjian Yu, exames para identificação oficial só tiveram início após permissão da Embaixada da China.
  • A queda do avião ocorreu quando Marcelo teria feito a manobra de arremeter a aeronave, ocasionando a perda de altitude e a queda do avião.
  • Foi dito que uma manada de porcos-do-mato estaria na pista quando o piloto tentou a manobra, mas a Polícia Civil descartou a possibilidade.
  • O avião havia sido fabricado em 1958 e não tinha autorização para trabalhar como táxi aéreo.
  • A aeronave não tinha instrumentos para voar à noite.
  • O avião já havia sido alvo da Operação Ícaro em 2019, por irregularidades.
  • Morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu e os cineastas Luiz Fernando Ferraz e Rubens Crispim Jr.
Quatro pessoas morreram com a queda do avião nesta terça-feira (23). (Divulgação PCMS)

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(Revisão: Dáfini Lisboa)

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