Pular para o conteúdo
Polícia

Durante abordagem atrapalhada em MS, peritos criminais derrubam arma e pisam em suspeito

As imagens viralizaram nas redes sociais
Murilo Medeiros -

Vídeo enviado ao Jornal Midiamax mostra abordagem, no mínimo questionável, de dois peritos criminais a um suspeito em . Um deles pisa e chuta o homem, que já estava deitado e imobilizado. A outra, chega a deixar a própria arma cair no chão. As imagens circulam nas redes sociais e em grupos de mensagem.

O vídeo começa com o homem, negro e aparentemente jovem, apoiado no capô de um carro, no canteiro da rua, mexendo no que parece ser um celular. O policial científico faz movimentos bruscos com a arma e a aponta para o homem, que rapidamente deita-se no chão. É neste momento que uma viatura da Polícia Científica, com sirene ligada, estaciona próximo aos dois.

Um dos peritos pisa com força no corpo do homem, que já estava imobilizado, e grita: “coloca no chão”. Uma mulher, também membro da Polícia Científica, sai da viatura e tira algo da mão do homem abordado. Não é possível determinar do que se trata. Ela joga o objeto para longe, mas não coleta o item para apreendê-lo. Em nenhum momento o homem tenta resistir à abordagem ou atacar os policiais.

A perita, então, se afasta dos dois homens e derruba a própria arma no chão. A arma escorregou pela calça da agente e, por sorte, não houve um disparo acidental. A mulher dá meia volta, se abaixa, pega a arma e segue de volta para o carro. Enquanto isso, o outro perito continua pisando no homem imobilizado, enquanto grita: “abre a mão, abre essa mão”.

Na sequência, ainda com o homem imóvel no chão, o perito passa a chutá-lo. As imagens mostram pelo menos quatro pontapés e o perito continuou com arma em punho. Neste momento, o homem abordado fica livre, ele poderia se levantar e até fugir, mas segue no chão. O vídeo acaba quando o perito volta a imobilizar o homem, segurando-o pela nuca e entre as pernas.

“Chuta o cara já no chão, posição da arma na mão igual qualquer particular e a outra derrubando. Despreparo, perigo à sociedade e abuso de autoridade”, escreveu o leitor do Jornal Midiamax que enviou as imagens à reportagem.

É incomum que a Polícia Científica realize este tipo de abordagem, mas todos os agentes de desempenham função de permanente vigilância e têm dever de deter suspeitos em situação de flagrante. O que chama a atenção é como a ação foi conduzida pelos dois peritos.

O site da Coordenadoria Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul informa que é missão do órgão “contribuir com a Justiça, sob a égide dos e da cidadania”. Também são citados como valores da Polícia Científica a “ética – agir com honestidade, respeito, lealdade e moralidade” e a “responsabilidade social – ter comprometimento com a sociedade e respeito à dignidade humana”.

O Jornal Midiamax solicitou esclarecimentos à Coordenadoria Geral de Perícias, e em nota teve como resposta que os fatos estão sendo apurados. Confira a nota na íntegra:

“A Polícia Científica, por sua própria natureza institucional, pautada nos direitos humanos, na ciência e na busca pela verdade, repudia veementemente qualquer atitude incompatível com a ética, o respeito à dignidade humana e o compromisso público com a justiça.

Ressaltamos que os fatos estão sendo devidamente apurados, com total transparência e responsabilidade.”.

(Matéria editada às 10h58 para acréscimo de posicionamento)

(*) Por Murilo Medeiros

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
hamas israel

Israel ataca dezenas de alvos do Hamas em Gaza após grupo romper cessar-fogo

Sessões solenes e plenárias, ações alusivas ao Outubro Rosa e Corrida dos Poderes marcam semana na Alems

manchester

Manchester United encerra jejum em Anfield e impõe quarta derrota seguida ao Liverpool

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Sem licença, rodovia no Pantanal teria apenas autorizações de agências em MS

Final masculina da Supercopa de Vôlei vai parar Campo Grande neste domingo

Suspeito de invadir joalheria de shopping é detido pela polícia em Campo Grande

moto

Guia Lopes da Laguna decreta fim do ‘pipoco’ de motos e polícia pode deixar motociclistas a pé

Últimas Notícias

Mundo

Mais brilhante que a lua: cometa passará perto da Terra e deixará rastro de luz por semanas

Passagem de cometa está prevista para terça-feira (21)

MidiaMAIS

Com entrada gratuita, ‘Mostra de dança Cerrado Abierto’ estreia neste domingo na capital

Mostra de dança contemporânea acontece até o dia 23 de outubro, na Plataforma Cultural, em Campo Grande

Brasil

Sem citar Trump, Lula quer doutrina para que ‘outro presidente’ não ouse falar grosso com País

Presidente discursava sobre as universidades que criou em seu governo

Cotidiano

Isolado no Pantanal, pai faz o parto da própria filha em casa

Parto mobilizou equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros na madrugada deste domingo (19)