Um homem foi esfaqueado e salvo por um policial militar de folga e guardas municipais no final da tarde desta terça-feira (21), em Ponta Porã, cidade a 325 quilômetros de Campo Grande. De acordo com a polícia, a vítima teve a vida salva graças a rápida ação conjunta da Guarda Municipal e do soldado da Polícia Militar, Pedro Eduardo Davalos Oviedo, que estava de folga.
Segundo relatos do soldado Oviedo, ele estava em casa quando ouviu gritos rua. “Escutei uma senhora gritar muito e percebi que algo sério estava acontecendo. Quando cheguei lá fora, vi a movimentação: a Guarda Municipal já havia imobilizado e prendido o autor, enquanto o rapaz estava caído no chão pedindo ajuda”, contou.
Ao se aproximar, Oviedo avaliou a situação para garantir a segurança dele e da vítima. O rapaz apresentava grave ferimento de faca no abdômen, com exposição de vísceras e hemorragia ativa. Com treinamento em atendimento pré-hospitalar tático, o soldado fez a contenção do sangramento, monitorou sinais vitais e manteve o ferido calmo, sempre conversando para verificar ciência do seu nome e entendimento do ocorrido.
“Orientei a retirada de curiosos para evitar tumulto e possíveis novas vítimas, tranquilizei o Emerson, que estava consciente e respirava normalmente, e aguardei o resgate, prestando os primeiros socorros até a chegada do Corpo de Bombeiros”, relatou o policial militar. Não foi necessário movimentar a vítima, já que não havia risco iminente no local. Oviedo ligou para o Copom (190) e permaneceu monitorando o quadro clínico da vítima durante todo o tempo. Ele foi encaminhado rapidamente ao hospital após os primeiros socorros.