Devido ao estado em que foram encontrados os corpos das quatro vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta terça-feira (23), na região da Fazenda Barra Mansa, a 110 quilômetros de Aquidauana, uma equipe de papiloscopistas especializados em queimados saiu de Campo Grande para realizar os exames na cidade.
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Ao Midiamax, o delegado Amylcar Eduardo Paracutu Romero, da Delegacia Regional de Polícia de Aquidauana, que presta apoio ao Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) no caso, informou que uma equipe especialista em queimados fará em um dos corpos — o único que tem condição — o exame necropapiloscópico.
Os três brasileiros, Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, Rubens Crispim Júnior e Marcelo Pereira de Barros, já tiveram os materiais genéticos coletados para a análise. Inclusive, o filho do piloto forneceu o material padrão para identificação.
“Estamos aguardando os familiares dos outros para fornecerem o material para o confronto e fazer a identificação”, disse.
O que é exame de necropapiloscopia?
O exame visa realizar o reconhecimento de cadáveres a partir das papilas dérmicas, onde são encontradas as impressões digitais. As técnicas empregadas variam conforme o estado em que corpo é encontrado. Em casos de vítimas em estado avançado de decomposição, as etapas do trabalho podem ser prolongadas.
Resgate dos corpos
O resgate dos corpos demorou cerca de 9 horas. O trabalho de resgate foi demorado devido ao local de difícil acesso. Estiveram empenhados nos trabalhos três militares e uma viatura. Os corpos chegaram ao IML de Aquidauana por volta das 7h30 da manhã desta quarta-feira (24).
Os corpos devem ser identificados por exames de DNA, para depois serem entregues à família.

Quem eram os ocupantes da aeronave
Kongjian Yu era professor da Universidade de Pequim, sendo considerado um dos maiores do mundo. Ele era diretor do escritório de arquitetura paisagística Turenscape. Kongjian era doutor pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, além de ser consultor do governo chinês.
Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, especializado em projetos de documentários, como “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, além da direção da série “To Win or To Win” para MBC/Shahid, maior grupo de mídia árabe, sobre o Al Nassr FC e um sucesso de audiência. Luiz também, desde 2007, produz e dirige na Olé Produções.
Rubens Crispim Júnior era diretor de fotografia e dono da produtora audiovisual Poseidos, que atuava no mercado nacional e internacional. Rubens nasceu e viveu em São Paulo. Ele era formado em artes plásticas pela ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e participou de festivais como Short Film Corner, no Festival de Cannes.
Marcelo Pereira de Barros, piloto e dono da aeronave, era paulista, mas apaixonado pela região, conforme O Pantaneiro. Ele deixa dois filhos, Hugo e Gael.

✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!
(Revisão: Dáfini Lisboa)