Pular para o conteúdo
Polícia

Falso técnico de informática que extorquia vítimas com fotos íntimas é preso em operação em Itaquiraí

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão domiciliar e um de prisão preventiva
Thatiana Melo -
(Divulgação MPMS)

Um falso técnico de informática foi preso em , a 402 quilômetros de , na operação Cyber Fake, que investigava crimes cibernéticos de sexual, digital e armazenamento de material pornográfico infantojuvenil.

A ação do MPMS (Ministério Público Estadual) ocorreu nesta quinta-feira (21), quando foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar e um mandado de prisão preventiva.

A investigação teve início depois que uma das vítimas relatou ter sido abordada por perfil falso em , induzida ao envio de conteúdo íntimo e, posteriormente, ameaçada de exposição pública do material. As apurações revelaram a existência de uma estrutura cibernética, com utilização de perfis falsos, identidades digitais fictícias e táticas de engenharia social, voltadas à obtenção de vantagens ilícitas, especialmente mediante fraudes eletrônicas e extorsão sexual cibernética.

Foram ainda identificadas diversas vítimas em diferentes estados do país, inclusive adolescentes, segundo o MPMS.

A operação recebeu o nome de Cyber Fake em alusão à principal estratégia adotada pelos envolvidos: a criação de falsas identidades virtuais para ludibriar as vítimas e obter vantagens financeiras e sexuais, frequentemente utilizando redes sociais e aplicativos de mensagens.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

(Revisão: Bianca Iglesias)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued