Um proprietário rural de Água Clara, município distante 192 quilômetros de Campo Grande, foi autuado na segunda-feira (2) pelo 2º BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental), por maus-tratos a bovinos.
Durante fiscalização, uma equipe da 3ª Companhia do 2º BPMA, em conjunto com técnicos da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), constatou um quadro de desnutrição aguda nos 500 animais vistoriados.
A fiscalização ocorreu após denúncias da negligência contra o rebanho de bovinos na propriedade. No local, os agentes encontraram dois animais mortos recentemente e uma carcaça em decomposição no pasto.
Segundo a PMA, embora houvesse feno estocado na propriedade, verificou-se que o alimento era destinado exclusivamente para equinos e ovinos, caracterizando clara negligência na alimentação e suplementação mineral dos bovinos.
O proprietário foi autuado por estar em desacordo com a legislação vigente (Art. 3º, IV, e Art. 18 da Lei Estadual n.º 5.673/21), foi autuado no valor de 20 UFERMS (R$ 1.049,20) por animal, totalizando R$ 524.600,00, correspondente a 500 (quinhentas) cabeças de bovinos que compõem o rebanho da propriedade.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)