Pular para o conteúdo
Polícia

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Família de Júlio Cesar Cerveira Filho luta por um julgamento digno
Carol Leite, Adriel Mattos -
Polícia Civil e Samu no acesso ao interior do shopping (Arquivo)

Era mais uma segunda-feira de escolares. Crianças, adolescentes e pais lotaram a sala de cinema para assistir “Homem-Aranha: Longe de Casa”. No entanto, o que ninguém esperava é que, antes mesmo do filme começar, uma discussão por poltrona acabaria em homicídio.

O bioquímico Júlio Cesar Cerveira Filho, de 43 anos, foi assassinado pelo policial militar ambiental, Dijavan Batista dos Santos, no dia 8 de julho de 2019, em . Seis anos depois, a família da vítima ainda luta por um julgamento digno.

O MPMS (Ministério Público Estadual) denunciou Dijavan por homicídio por emboscada, traição e recurso que dificultou a defesa da vítima. Conforme informações do José Belga Trad, representante da família da vítima, o julgamento do policial segue sem data marcada.

“O réu está recorrendo, o processo está no Tribunal de Justiça, que já manteve a sentença de pronúncia”, explicou o advogado. Ainda conforme José Trad, o réu entrou com um novo recurso de embargos de declaração — rito jurídico que visa esclarecer eventuais pontos omissos, contraditórios, ou erros de digitação.

Provocações e tapa no rosto antecederam assassinato

Por um acaso do destino, duas famílias sentaram na mesma fileira. O PMA (Policial Militar Ambiental) Djavan e dois filhos (na época, com 14 e 10 anos) ocupavam as poltronas 9, 10 e 11. Já o bioquímico estava na poltrona 12, ao lado de um dos filhos do policial.

Conforme os relatos de testemunhas, Júlio teria começado abrir e fechar os braços, também as pernas, batendo contra o menino que estava ao seu lado. Diante da situação, o pai optou por trocar de lugar com o filho e pediu para que a vítima parasse com as provocações.

No entanto, conforme o boletim de ocorrência, Júlio teria dito: “Você é um idiota, você é babaca, ridículo, cuzão (sic)”. O PMA conta que pediu para que a vítima parasse, e a mulher que acompanhava Júlio também teria pedido para que ele cessasse com as provocações.

A vítima teria se levantado e começado a desferir chutes e socos no policial, momento esse que as outras pessoas presentes na sala de cinema se manifestaram e censuraram a atitude da vítima. Júlio saiu do local, mas antes de deixar a fileira, teria desferido um tapa no rosto do filho do policial. O pai se levantou e disse: “você tá doido, batendo no meu filho, ele é menor, vou chamar a polícia”.

Nas escadarias, a vítima ainda teria puxado o policial pela camisa, que se apresentou como militar e sacou a arma. Julio teria tentado tirar a arma da mão de Dijavan, quando houve o disparo que atingiu a vítima. A arma utilizada não possui registro e foi apreendida com 12 munições de mesmo calibre.

Acompanhe nossa cobertura completa do caso:

PMA que matou bioquímico em cinema será afastado, diz Corregedoria

Provocações e tapa no rosto antecederam assassinato em sala de cinema em MS

Policial que matou bioquímico em cinema é transferido para setor administrativo

PM que matou bioquímico a tiro em sala de cinema vai pagar pensão para família

Policial militar que matou bioquímico em sala de cinema é solto pela Justiça

Emboscada e traição: MPMS denuncia policial por assassinato em sala de cinema

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued