A Justiça de Mato Grosso de Sul marcou para dezembro a audiência do ex-major da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), Sérgio Roberto de Carvalho. Ele é acusado de enviar 45 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa entre 2017 e 2019.
O ex-major está preso há três anos na Hungria. Ele é apontado como o responsável pela organização de envio de cocaína para Europa, junto de outro acusado, o Flor Bresser, de 39 anos.
As audiências do caso já haviam sido iniciadas, em Bruxelas, na Bélgica, no último dia 15. Conforme publicação no Diário da Justiça desta quinta-feira (16), a audiência de instrução e julgamento foi marcada para as 14 horas do dia 3 de dezembro.
Ex-major da PMMS
Carvalho ficou conhecido após ser apontado como o responsável pela organização de envio de cocaína para a Europa, junto de outro acusado, o Flor Bresser, segundo o portal O Globo.
As autoridades europeias descobriram a rede de tráfico brasileiro após localizarem cocaína oculta em um carregamento de manganês que chegou ao porto de Roterdã, um dos principais do continente, em 2020.
O ex-major foi preso em um restaurante de Budapeste com uma identidade mexicana. Ele chegou a ter solicitações de extradição de ao menos quatro países diferentes — Bélgica, Estados Unidos, Espanha e Brasil —, que desejavam julgá-lo por crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Confira nossa cobertura do caso:
VÍDEO: Ex-major Carvalho é extraditado para Bélgica sob forte aparato policial
‘Escobar brasileiro’: Rede de tráfico do ex-major Carvalho lucrou 380 milhões de euros
‘Escobar brasileiro’, ex-major Carvalho tem pensão na PMMS cassada por decisão judicial
Justiça mantém absolvição de membros de grupo de ex-major Carvalho no jogo do bicho
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Bianca Iglesias)