O motorista de aplicativo que registrou boletim de ocorrência alegando ter sido vítima de roubo mentiu na delegacia após dar o próprio carro como garantia de dívida. Ele alegou que o roubo aconteceu na noite da última quinta-feira (16) na região do Portal Caiobá.
O caso foi registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e encaminhado para investigações na Defurv (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Furto e Roubo de Veículos).
Segundo a Polícia Civil, o motorista alegou que foi abordado por uma dupla armada, mas depois que seu carro — um Ford Ka — foi recuperado pela PM (Polícia Militar) confessou ter inventado a história.
À polícia, o homem disse que havia empenhado seu carro em uma negociação particular como garantia de um empréstimo. Como perdeu contato com o credor, o motorista decidiu registrar um boletim de ocorrência falso para tentar reaver o carro.
Versão inicial relatada à polícia
A versão inicial relatada pelo motorista teria ocorrido na noite de quinta-feira (16). Ele alegou que havia deixado uma passageira no Caiobá e permaneceu na região a espera de uma nova corrida, quando foi surpreendido pela dupla. Segundo ele, os suspeitos estavam armados e usando balaclava — máscara com capuz de tecido que cobre a cabeça e o pescoço.
O homem ainda alegou que os assaltantes exigiram que ele entregasse o veículo e os pertences. Em seguida, a dupla teria entrado no carro e fugido.
2º caso de falsa comunicação de crime no mês
O caso é o segundo envolvendo falsa comunicação de crime neste mês de outubro. No início deste mês, um homem de 31 anos alegou um suposto sequestro à polícia após tentar recuperar sua motocicleta furtada no Jardim Los Angeles, em Campo Grande.
Dias depois do registro do boletim de ocorrência, ele confessou que inventou a história para enganar a esposa porque passou a noite em um bar.
Redução nos furtos e roubos de veículos
Os casos envolvendo roubos e furtos de veículos levantam o questionamento sobre a quantidade desse tipo de delito ocorrido em Campo Grande.
De acordo com a Polícia Civil, houve uma redução superior a 50% nos furtos de veículos em relação ao ano de 2022 e 2025. Em 2023, houve uma queda de 22,5%. Já em 2024 a redução foi de 18,5% e 24,6% em 2025. De 2.333 casos em outubro de 2022, reduziu para 986 furtos de veículos no mesmo mês em 2025.
Os dados, obtidos com a Sejusp/MS (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul), mostram também que os roubos — crime praticado mediante violência ou grave ameaça — de veículos caíram 23,8% em 2025.
Em 2023, a queda foi de 7,6%, enquanto 2024 caiu 35%. Em outubro de 2022, a Capital registrou 238 roubos de veículos, enquanto em outubro deste ano foram registrados 109 casos. Assim, houve uma queda superior a 50% entre 2022 e 2025.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.