Pular para o conteúdo
Polícia

Operação contra ‘gatos’ de energia revolta 150 famílias de agrovila em Campo Grande

Famílias residem em área invadida, mas reclamam que equipes não apresentaram mandados judiciais
Mariana Pesquero, Lívia Bezerra -
Comunidade ficou revoltada na manhã desta quinta-feira. (Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

Uma operação contra os famosos ‘gatos’ de energia revoltou as 150 famílias que vivem na Agrovila Campão Orgânico, na saída para , em , na manhã desta quinta-feira (25). As famílias estão há cerca de dois anos no local.

A operação mobilizou equipes da PM (Polícia Militar), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e da concessionária de energia. O local é uma área de invasão, que abrange centenas de pessoas há cerca de dois anos.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Ao Jornal Midiamax, Emília Diniz, líder da Agrovila, relatou que as equipes chegaram por volta das 8 horas e iniciaram a retirada da fiação de energia elétrica. Ela afirma que tenta a regularização com a Prefeitura Municipal, mas nada é feito.

“Eles não tinham mandado judicial, entraram na comunidade, derrubaram os postes, arrancaram os fios. A gente tem noção de que é um de energia, mas temos 200 pessoas aqui. A nossa água depende da luz, já procuramos a Câmara de Vereadores, a Prefeitura Municipal. Eles falam que têm um projeto aqui para nossa agrovila, mas nunca regularizaram e deram satisfação”, afirma Emília.

Outra moradora reclama que, apesar de ser uma área sem regularização, é uma comunidade que depende da agricultura familiar. A agrovila conta com poços de água, que precisam da energia elétrica para funcionar.

“É uma comunidade de moradores, então, os animais e as crianças ficarão sem água. Tem toda uma produção aqui, uma agrovila. Sem energia, não tem água; sem água, não temos como fazer nada”, pontuou.

Diante da operação, o Jornal Midiamax acionou a PM e a PRF e, assim, aguarda um posicionamento. O espaço segue aberto para manifestações futuras.

O que diz a Prefeitura Municipal?

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha) informa que não há registro de solicitação de abertura de processo de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) referente à comunidade Agrovila Campão Orgânico.

A ocupação não possui o tempo de formação necessário para atender ao marco temporal previsto para abertura de regularização.”

O que diz a Energisa?

A Energisa esclarece que a comunidade Agrovila Campão Orgânico, trata-se de uma área invadida com rede clandestina, que coloca em risco a própria população. O desligamento foi realizado por questões de segurança, evitando sérios riscos, como choques elétricos, incêndios e acidentes fatais.

A ação realizada hoje (25), com apoio da polícia militar e polícia rodoviária federal, garante em especial o cumprimento da lei, a segurança e integridade física da população, uma vez que no local havia fiação em contato direto com a rede elétrica. A estrutura irregular representava sérios riscos devido à ausência de padrões técnicos e uso de materiais inadequados.

A distribuidora alerta ainda que, além de risco à população, ligações clandestinas comprometem o sistema elétrico e prejudicam o fornecimento regular. A concessionária segue atuando com responsabilidade e vigilância para garantir um sistema elétrico seguro, eficiente e justo, sempre priorizando o bem-estar da população.”

(Foto: Eliel Dias, Jornal Midiamax)

*Matéria editada às 14h49 para acréscimo de posicionamento da Prefeitura Municipal e Energisa.

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued