Pular para o conteúdo
Polícia

Pastor que abusava sexualmente de fiéis em Dourados e alegava ‘cura espiritual’ é condenado

Os quatro casos resultaram em pena total de 6 anos e oito meses, que terão cumprimento iniciado em regime semiaberto
Osvaldo Sato -
Decisão é da 3ª Vara Criminal de Dourados (Foto: Marcos Morandi, Midiamax)

Um pastor, de 53 anos, foi condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão em , em um caso de violação sexual mediante e importunação sexual, praticado contra fiéis da igreja onde atuava. Ele alegava ‘ espiritual’ para cometer os abusos.

O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (3), pela 3ª Vara Criminal da comarca, após investigações da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher).

As investigações, que começaram em agosto de 2024, revelaram que o pastor se aproveitava de sua posição de líder religioso para abusar de membros da igreja. Assim, o réu utilizava momentos de oração para cometer os atos, inclusive em locais isolados.

Cura espiritual

Ainda conforme a polícia identificou na época, o pastor dizia que o abuso seria uma forma de “troca de energia vital para a cura espiritual”. Ele também manipulava as vítimas, ameaçando-as com “um grande castigo de Deus” caso não consentissem ou contassem a alguém.

Assim, a condenação considerou as quatro vítimas, totalizando uma pena de 6 anos e 8 meses de reclusão. O cumprimento ocorre em regime inicial .

A decisão do juiz Pedro Henrique Freitas de Paula, da 3ª Vara Criminal de Dourados, reclassificou e somou as penas de cada crime. O concurso material de crimes (art. 69 do Código Penal) permitiu a cumulação das penas, resultando no total de 6 anos e 8 meses.

Entretanto, o juiz também determinou que o pastor inicie o cumprimento da pena em regime semiaberto.

Quatro casos

No caso mais grave, o pastor se aproveitou da fragilidade da vítima, que tinha o desejo de engravidar. Assim, a convenceu a manter relações sexuais, alegando que seria uma forma de “troca de energia vital” para a sua cura. Ele usava a figura de autoridade religiosa e ameaças sobre um possível “grande castigo de Deus” para manipular a vítima a consentir os atos. Por este, a condenação foi de 2 anos e 8 meses de reclusão.

Depois deste, as denúncias apontaram ainda três casos de importunação sexual, sendo que o réu foi condenado a 1 ano e 4 meses de reclusão por cada um deles.

Em um deles, durante uma “oração particular” no estabelecimento comercial de uma das vítimas, o pastor se debruçou sobre ela, tentando tirar sua blusa. A vítima conseguiu impedi-lo. Ele tentou justificar seus atos dizendo que um “anjo” pedia que a relação sexual ocorresse.

Em outro, durante um retiro da igreja, o pastor abordou durante um momento de oração, encostando o nariz no dela e assoprando em sua boca, para em seguida dar um beijo tipo “selinho”.

No terceiro caso, durante uma oração na construção do templo, o pastor deitou a vítima no chão e ficou alisando sua barriga por cima da blusa, enquanto falava em “outras línguas”. Além disso, o documento relata que ele colocava a mão nos seios das vítimas durante as orações.

Pastor que abusou de 4 membros de igreja em Dourados dizia que Deus determinou ‘troca de energia’ 

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued