Pular para o conteúdo
Polícia

Perseguição e medo: mulher relata vida marcada por agressões e humilhações de ex-marido

Além do medo de perder a guarda, vítima teme pela própria segurança
Lívia Bezerra -
Imagem ilustrativa. (Ana Laura Menegat, Arquivo Midiamax)

Medo constante, humilhações vividas: assim foi a vida de uma autônoma de 38 anos por quase duas décadas quando era casada com o homem que hoje a persegue. Foram vários boletins de ocorrência registrados pelas agressões físicas e psicológicas contra a vítima.

Agora o ex-casal briga na Justiça pela guarda do filho, de 14 anos, em . Ao Jornal Midiamax, a vítima disse que foi casada com o agressor e pai de seus três filhos, por quase duas décadas. No entanto, o casamento foi conturbado durante cinco anos, marcado por violência psicológica e física.

“No início do casamento, era tranquilo; depois, ele começou a sair para ingerir bebida alcoólica, se alterava muito, dormia fora de casa, por cerca de dois a três dias. Por vezes, chegava gritando comigo e com as crianças em casa. Em uma das vezes, ele me chutou e jogou minhas roupas na varanda, depois, pediu perdão, falou que iria mudar e estava precisando de ajuda”, relata a vítima.

Segundo a autônoma, o casal se separou em 2022, época em que ela conseguiu uma na Justiça contra o companheiro, em decorrência da . Contudo, a medida foi descumprida pouco tempo depois.

“Postei uma foto no WhatsApp, ele viu e ficou com ciúmes. Então, foi até minha casa com uma faca e disse que queria me matar. Ele começou a querer escalar o muro para entrar; então, acionei a polícia, mas não tinha viatura. Logo que ele viu uma caminhonete pela rua, pensou que fosse uma viatura policial e foi embora”, conta.

O episódio de quebra de medida protetiva foi, inclusive, filmado pela filha do casal, conforme relata a autônoma. Com o descumprimento da decisão judicial, um mandado de prisão foi expedido.

No entanto, o homem só foi preso no dia em que ele mesmo foi até a delegacia registrar boletim de ocorrência contra a ex-companheira, acusando-a de maus-tratos contra os filhos. “Ele foi à delegacia tentar denunciar que eu estava maltratando meus filhos, que eu não cuidava deles, e acabou preso por causa dessa medida protetiva”, relata.

Após a prisão, o ex foi encaminhado ao presídio, mas depois ganhou a liberdade, com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Mesmo assim, a autônoma conta que passou a viver dias ainda mais turbulentos. “Começou a ir nos locais onde eu estava, ir até o portão da minha casa. Ele ia buscar meus filhos em dia de visita e mandava a atual esposa ir ao portão para me filmar. Já me filmou até da janela do banheiro. Eu vivo com medo”, afirma a autônoma.

Aliado aos episódios de violência, há a denúncia de falta de pagamento de pensão alimentícia, segundo a vítima. Ela conta que, desde 2022, o pai de seus filhos nunca pagou pensão, o que resultou em um mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário.

Entretanto, o homem teve uma decisão favorável da Justiça, que suspendeu essa ordem. “Agora, ele alega que as crianças moravam com ele e que eu maltratava os meus filhos. Foi retirado o mandado de prisão por conta das pensões atrasadas, que desde 2022 ele não paga”, explica.

Atualmente, o ex-casal disputa a guarda de um dos filhos na Justiça. Além do medo de perder a guarda, a autônoma teme pela própria segurança. “Eu fico perdida, não sei o que devo fazer, pois tenho o sentimento de impunidade”, desabafa a mãe.

📍 Onde buscar ajuda em MS

Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Além da Deam, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.

☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.

As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os fins de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.

Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.

📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

⚠️ Quando a Polícia Civil atua com deszelo, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no GACEP (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motorista é perseguido a tiros na BR-060 e se esconde em plantação

Atlético-MG e Cruzeiro empatam e se complicam na classificação do Brasileiro

Fazendeiro é multado em R$ 368 mil por maus-tratos a 737 bovinos

Corinthians se classifica para decisão da Copa Libertadores Feminina

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Defesa Civil em MS emite alerta na noite desta quarta para chuvas intensas

Últimas Notícias

Cotidiano

VíDEO: eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

O barraco ficou totalmente destruído

Esportes

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Fundamental para o Santos aproveitar as muitas falhas do Corinthians

Polícia

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Não conseguiram ajudar Victor que desapareceu nas águas

Esportes

Vasco bate Fortaleza com um a menos, quebra tabu e soma 2ª vitória seguida no Brasileirão

O Vasco conquistou uma grande vitória na noite desta quarta-feira, na Arena Castelão, na capital cearense. Jogando com um a menos desde a primeira etapa e sofrendo pressão do Fortaleza, o time de Fernando Diniz soube suportar e com direito a lei do ex e quebra de tabu, superou o time da casa por 2 … Continued