Pular para o conteúdo
Polícia

Polícia encontra celular com preso suspeito de intermediar veículo usado em tiroteio na fronteira

Cela do detento foi alvo de operação, no último fim de semana, para investigações sobre tiroteio que terminou com dois mortos
Lívia Bezerra -
Policiais durante operação na cela de detento brasileiro. (Reprodução: ABC Color)

A Polícia Nacional encontrou um aparelho celular com Bruno Barros da Silva na Penitenciária Regional de San Pedro, no , durante uma operação no último fim de semana. Bruno é brasileiro e está preso no estado vizinho, onde é tratado como suspeito de envolvimento no tiroteio que terminou com a morte de dois criminosos na última terça-feira (15).

Durante o tiroteio ocorrido na cidade de Capitán Bado, Alexi Javier Escurra Rodrigues, de 25 anos, e Sebastian Gonzalez Espínola, de 37, morreram. Os dois acumulavam uma extensa ficha criminal, sendo que um deles era sobrinho de um conhecido na região.

No dia seguinte, Javier Contrera Pavón foi preso por suspeita de envolvimento no crime. Ele disse que viu as notícias sobre o tiroteio e decidiu ir até a delegacia para se apresentar. Já na delegacia, ele revelou que é o antigo proprietário de uma picape envolvida no tiroteio, pois falou que vendeu o veículo a uma pessoa.

Assim, as investigações continuaram e a Polícia Nacional, juntamente da 4ª Delegacia de Polícia de Capitán Bado, deflagraram uma operação na cela de Bruno — atualmente preso por tráfico de drogas.

De acordo com o site local ABC Color, com o , foi encontrado um aparelho celular que teria sido usado para intermediar o veículo usado pelos autores durante o tiroteio. A polícia suspeita de que o aparelho tenha sido usado para se comunicar com diversas pessoas, entre elas, o paraguaio Javier Contrera. O brasileiro teria contratado Javier para negociar o veículo.

Além do celular, os policiais encontraram um caderno com anotações, mas o conteúdo não foi revelado.

Prisões ligadas a tiroteio revelam esquema de roubo de veículos

A investigação do tiroteio ganhou novos contornos com a prisão de Javier e Celeida Acosta Segovia, de 43 anos, na última semana. Isso porque Javier foi detido por estar em posse de um Mercedes-Benz blindado, com registro de roubo no Brasil. O veículo, que teria sido usado no ataque, foi encontrado incendiado.

Já na residência de Celeida, a polícia apreendeu um Mercedes-Benz branco e um VW Saveiro prata, ambos com queixa de roubo no Brasil. O Mercedes-Benz cinza blindado usado no tiroteio foi encontrado na área invadida como garantia.

Homens mortos em tiroteio acumulavam extensa ficha criminal

Testemunhas relataram que ao menos dez homens armados chegaram ao município e efetuaram os disparos de arma de fogo. Na ocasião, Alexi e Sebastian tentaram fugir, mas foram atingidos e morreram.

Além da morte dos criminosos, dois veículos com placas brasileiras foram incendiados durante o tiroteio.

Informações obtidas pelo Jornal Midiamax são de que Alexi estava foragido da Justiça, pois estava com mandados de prisão por extorsão e tráfico de drogas. Ele já foi condenado por homicídio e era sobrinho de Felipe “Barón” Escurra, traficante conhecido na região de Capitán Bado, também foragido da Justiça.

Sebastian também estava foragido do regime semiaberto. Ele estava com mandados de prisão em aberto por homicídio, extorsão e tráfico de drogas.

‘Barón’ foi preso no Paraguai em 2016

Segundo o site paraguaio ABC Color, Alexi seria sobrinho de Felipe “Barón” Escurra, traficante conhecido em Capitán Bado. Em agosto de 2016, o Jornal Midiamax noticiou a prisão de “Barón”, no Paraguai.

No dia 19 de agosto daquele ano, “Barón” era considerado o chefe do tráfico de drogas no departamento de Amambay. Ele foi preso pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, com pelo menos cinco fuzis, uma escopeta e munições, após confronto em Capitán Bado.

Também, naquela época, “Barón” acumulava passagens por sequestro e homicídio. Junto dele, foram presos Rony Daniel Escurra, Eder Rafael Escurra, Washington Fernando Caetano e Bartolo Rolón. No entanto, atualmente, “Barón” está foragido.

À esquerda, Alexi Javier e, ao fundo, Felipe “Barón” Escurra. (Divulgação)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professores de educação física apostam na Supercopa para fortalecer o vôlei entre os alunos em Campo Grande

Governo do Estado decreta situação de emergência por incêndios florestais

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Pode levar garrafa d’água? Regras para ir à Supercopa de Vôlei e repostas para outras dúvidas

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

Supercopa de Vôlei: público em Campo Grande é garantia de ‘casa cheia’ em eventos nacionais

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

Réu por morte de jovem atropelado no Caiobá é baleado por homem encapuzado

Últimas Notícias

Famosos

A Fazenda 17: Parcial adianta eliminado em Roça entre Fernando, Rayane e Yoná; confira

Fernando Sampaio, Rayane Figliuzzi e Yoná Sousa disputam a quarta Roça de A Fazenda 17; saiba quem deve ser o próximo eliminado

Polícia

Colisão violenta em caminhão estacionado mata motorista e fere mulher em Nova Andradina

Testemunhas relataram que o Fiesta trafegava em alta velocidade momentos antes do impacto

Mundo

Los Angeles declara estado de emergência por batidas migratórias

Apoiadores da medida afirmam que intervenção policiai tem prejudicado a economia da região

Política

Prefeitura veta PL que proíbe participação de atletas trans em equipes femininas

A prefeitura de Campo Grande vetou o Projeto de Lei encaminhado pela Câmara da Capital que proibia atletas trans de participarem de competições em equipes femininas. A proposta foi aprovada pela Casa de Leis no último dia 23 de setembro e barrada pelo Executivo nesta quarta-feira (15). O Projeto de Lei foi uma iniciativa dos … Continued