Pular para o conteúdo
Polícia

Prisão de responsável por matar inimigos de facção antecedeu confronto que resultou em um morto

A ação teve como alvo um integrante da organização criminosa que possuía mandado em aberto
Diego Alves -
Ele chegou a ser socorrido ao hospital da cidade. (Coxim Agora)

Francisco Batista do Nascimento, de 34 anos, integrante do PCC, morto em confronto com policiais militares do Choque, nesta sexta-feira (15), em Coxim, possui extensa ficha policial. De acordo com a polícia, durante a Operação Integrar II, equipe do Batalhão de Choque atuou nas cidades de e para o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Ainda segundo a polícia, a ação teve como alvo um integrante da organização criminosa paulista que possuía mandado de prisão em aberto.

Ele é apontado como responsável por articular e planejar homicídios contra membros de facções rivais. Após sua prisão, o autor relatou à equipe policial que recebia ordens de um homem, conhecido como “Tio Chico” e “Kamikaze”, que exerce função de sintonia regional da área norte do Estado. Ele disse que recebeu ordens para alugar uma casa que servisse de esconderijo para atiradores responsáveis por futuras execuções de membros da facção rival. Relatou ainda ser o responsável pelo transporte de armamentos da cidade de Coxim até Sonora.

O autor também indicou um endereço em Coxim onde poderiam estar escondidas as armas. Com as informações, a guarnição foi ao endereço. Lá, os agentes visualizaram Francisco, em frente à residência com uma arma na cintura. Ao perceber a aproximação policial, fugiu em direção ao interior do imóvel. Diante da situação, a equipe entrou na casa, verbalizando para que o autor colocasse as mãos na cabeça, ordem que não foi acatada.

Em determinado momento, o autor efetuou um disparo contra a equipe policial, momento em que foi baleado. O autor chegou a ser socorrido, mas veio a óbito. A perícia constatou que a arma de fogo utilizada pelo autor era um revólver calibre .357, com cinco munições, sendo duas deflagradas. Também foram também apreendidas porções de com o homem de 34 anos.

Ele tem passagens por roubo, relâmpago, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e diversas ocorrências por tráfico de drogas. De acordo com a polícia, considerado violento, Francisco, demonstrava comportamento agressivo tanto nas ruas quanto dentro do sistema prisional.

Sua primeira passagem pela polícia ocorreu ainda na adolescência. Em 2013, chegou a ameaçar o próprio irmão com um revólver calibre .38.

Além de integrar uma facção criminosa, atuava no recrutamento de novos membros e exercia a função de coordenador dos chamados “disciplinas de rua”, participando diretamente de “julgamentos” contra integrantes de facções rivais.

Já havia sido preso anteriormente e, mesmo dentro do sistema prisional, tentou, junto a outros detentos, matar um preso pertencente a uma facção rival.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Thiago Silva faz de voleio no último lance e salva o Fluminense diante do Juventude

Gasolina comum registra diferença no preço de 9,56% a 14,87% em Campo Grande

Vitória ganha clássico do Bahia e fica a três pontos do Santos na luta contra o rebaixamento

Leilão oferece lote único de 60 toneladas de restos de veículos em MS

Notícias mais lidas agora

Rombo de R$ 106 milhões no TCE-MS: STJ ‘enxuga’ ação para julgar Waldir Neves e Iran Coelho

treinadora volei supercopa

‘Momento de orgulho’: de Campo Grande, treinadora nacional de vôlei celebra Supercopa em sua cidade

Colégio Status realiza Prova de Bolsas e Aulão ENEM – Plano B

4 mil maços de cigarros e 300 pneus contrabandeados são apreendidos na BR-487

Últimas Notícias

Mundo

Morre Ace Frehley, guitarrista fundador do Kiss, aos 74 anos

Quando a formação original do conjunto foi introduzida no Hall da Fama do Rock em 2014

Cotidiano

EMHA convoca suplentes selecionados para a Vila da Melhor Idade

Edital Informativo também tornou público a relação de pessoas desclassificadas do processo

Brasil

Quilombolas lançam NDC própria e cobram inclusão na política climática

Documento propõe que o Estado brasileiro reconheça os territórios quilombolas

Cotidiano

Bebê de 11 meses morre na Santa Casa após se afogar em piscina de plástico

Criança teria ficado submersa por alguns minutos