O acidente que resultou na morte do adolescente Henrique Cardoso Salmazo, de 17 anos, em Dourados, ganhou um novo desdobramento judicial. A 4ª Promotoria de Justiça da cidade solicitou na segunda-feira (20) a reclassificação do crime de homicídio culposo para homicídio doloso, na modalidade de dolo eventual, pedindo que o motorista envolvido, de 18 anos, seja julgado pelo Tribunal do Júri.
O trágico episódio ocorreu na madrugada de sábado (18) na Avenida Dom Redovino, quando o Honda Fit conduzido por Felipe perdeu o controle e colidiu violentamente contra o muro de um condomínio. Henrique, que segundo investigações estava no porta-malas do veículo, foi arremessado com o impacto da batida. Socorrido ao Hospital da Vida, não resistiu aos ferimentos.
Além dele, outros quatro jovens, com idades entre 17 e 20 anos, estavam no carro, e a polícia ainda investiga se havia uma sexta pessoa no veículo. Durante a perícia, foi encontrado um cooler com 19 latas de cerveja, um litro de energético e um litro de uísque.
A Promotoria de Justiça argumenta que o motorista assumiu o risco de causar a morte, configurando dolo eventual. Entre os principais pontos citados pelo Ministério Público estão: a embriaguez extrema do condutor, a realização de manobras perigosas conhecidas como “zerinho” em alta velocidade em via movimentada, e o transporte de passageiros em condições de risco, incluindo o adolescente no porta-malas. Segundo o promotor responsável, o condutor não hesitou em sua conduta, mesmo prevendo a possibilidade de um acidente fatal.
Com a reclassificação para homicídio doloso, o caso deve deixar a Vara Criminal Comum e passar para a competência do Tribunal do Júri, onde o réu será julgado pela sociedade.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.