Pular para o conteúdo
Polícia

Successione: Justiça solta cinco réus por envolvimento na disputa do jogo do bicho em MS

Réus alegaram que não há motivos para a manutenção da prisão e foram liberados no fim de maio
Lívia Bezerra -
Investigação sobre jogo do bicho. (Foto: Reprodução)

A Justiça revogou a prisão de Julio Cezar Ferreira dos Santos, Diego de Sousa Nunes, Diogo Francisco, Edilson Rodrigues Ferreira e Taygor Ivan Moretto Pelissari, réus por envolvimento na disputa do jogo do bicho em .

O grupo estava preso desde o fim de 2023, quando foi deflagrada uma das fases da Operação Successione, que mira uma organização criminosa que disputa o jogo do bicho no Estado. Na época, eles foram presos por integrar organização criminosa armada e exploração ilegal do jogo do bicho.

No fim do mês passado, os réus alegaram que não há motivos para a manutenção da prisão. Na ocasião, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) se manifestou contra o pedido, mas o Poder Judiciário acatou a solicitação e determinou a soltura dos envolvidos.

Não subsistem elementos que fundamentem a necessidade da prisão para aplicação da lei penal, bem como o risco concreto de fuga do distrito da culpa, sobretudo pelo encerramento da instrução processual e pelo tempo em que permaneceram presos os requerentes”, diz a decisão assinada pela juíza de Direito, May Melke Amaral, da 4ª Vara Criminal de .

Em março deste ano, o deputado Roberto Razuk, o ‘Neno’, foi ouvido na segunda audiência do caso. Neno foi alvo de busca e apreensão em sua casa em um de luxo, em Campo Grande, pois foi acusado de usar servidores da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) para a organização criminosa do jogo do bicho.

Guerra pela disputa do jogo do bicho

Segundo comerciantes que atuam como anotadores de apostas, policiais militares e civis estariam abordando os cambistas para impor a mudança do controle das banquinhas do jogo do bicho para os donos da ‘Banca BR’.

De acordo com a denúncia, a tática, que não é nova, estaria usando a atuação policial na repressão à contravenção como forma de ‘pressionar’ os anotadores e coletores a aceitarem a nova direção, supostamente ligada ao deputado estadual Neno Razuk (PL).

Em troca, os policiais receberiam propina em forma de ‘mesadas’, além de favores políticos dentro das instituições. Os laços entre servidores da segurança pública de MS e o jogo do bicho também não são novidade e já chegaram a ser apontados como pivô de mudanças na Sejusp.

Além disso, o deputado Neno Razuk foi apontado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) como o ‘bicheiro’ que supostamente lidera uma das organizações implicadas na guerra pelo controle da contravenção em Campo Grande.

Assim, a primeira fase da Operação Sucessione, realizada pelo Gaeco, prendeu 10 envolvidos com o grupo que teria como líder Neno Razuk.

Perito da PC usou celular para ameaçar anotadores de grupo rival

Um perito da Polícia Civil foi denunciado por fazer ameaças ao grupo rival de anotadores do jogo do bicho que estão atuando em Campo Grande. O Jornal Midiamax teve acesso ao documento da denúncia, que traz que as novas ameaças começaram um dia antes de 8 de julho de 2024.

No dia em questão, uma segunda-feira, a vítima disse que estava em casa junto da família. Uma vizinha teria mandado mensagens dizendo que tinha visto parado em frente à casa do anotador um Fiat Pálio, de cor vermelha, com três homens, em atitude suspeita.

Um deles desceu do carro e passou a fazer fotos da residência, indo, inclusive, até o portão se abaixando e fazendo fotos de dentro da garagem da vítima. Logo em seguida, o homem voltou para a esquina, onde continuou de ‘campana’. Momentos depois, a esposa do anotador saiu da residência e percebeu que estava sendo seguida pelo mesmo veículo que anteriormente estava em frente de sua casa. 

Com medo, ela parou em uma farmácia para abrigar-se e ligou para o marido, que pediu que acionasse a polícia. Um dos ocupantes do carro ainda desceu e ficou na esquina ‘cuidando’ a mulher que saiu do local, indo a uma loja de roupas. 

Ela foi seguida mais uma vez pelos ocupantes do carro. O marido da mulher foi ao seu encontro e, quando chegou ao local, o ocupante do Fiat Pálio que estava de ‘tocaia’ foi embora. Em seguida, a Polícia Militar chegou ao local e, de acordo com a vítima, um dos militares que estava no local seria um conhecido.

Ao mostrar a foto do suspeito para o policial, ele não o reconheceu. No entanto, ainda conforme o relato, dias antes de ter a esposa perseguida, o anotador revelou que recebeu mensagens com ameaças e intimidações. As ameaças determinavam que ele parasse de trabalhar no grupo que está atuando em Campo Grande, no jogo do bicho.

***

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem dorme dentro de carro em área de estacionamento proibida em Dourados e é preso

Com chance de ver estrelas do vôlei, Supercopa tem treino aberto neste sábado

preso

Em Três Lagoas, homem é preso por ameaçar e impedir esposa de trabalhar

Fim de semana em Dourados tem sábado com rajadas de ventos e chuvas intensas

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em cheque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ministro de Maduro surge com facão e pede mobilização de civis na Venezuela

Últimas Notícias

Brasil

Cursinhos populares receberão investimento de R$ 108 milhões em 2026

Edital deve ser publicado em dezembro

Esportes

Atletas de MS conquistam nove medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares

As competições ocorrem entre os dias 5 e 28 de outubro no Estado de Minas Gerais

Cotidiano

Ruas ficam alagadas após chuva intensa em Bonito

São esperados acumulados de quase 30 milímetros de chuva nas próximas 24h

Mundo

EUA têm dia de protestos contra Trump com atos previstos em mais de 2.600 cidades

Esta é a terceira mobilização feita por grupos contra Trump em meio a paralisações federais nos EUA