Pular para o conteúdo
Polícia

VÍDEO: Foliões denunciam violência policial na dispersão do Carnaval em Corumbá

Foliões teriam sido impedidos de acessar área da praça de alimentação, causando ainda prejuízo aos comerciantes
Osvaldo Sato -
Jovens registraram b.o. e fizeram exame de corpo de delito (Foto: Arquivo pessoal)

O Carnaval de , tradicionalmente conhecido pela alegria e celebração cultural, foi marcado por denúncias de violência policial e relatos de prejuízos a ambulantes e comerciantes. Após os desfiles, foliões que desciam para a avenida, onde está localizada a praça de alimentação, teriam sido impedidos de acessar o local pela Polícia Militar, resultando em confrontos e relatos de agressões.

Marlon Vinícius, de 26 anos, e dois amigos denunciaram terem sido agredidos por um policial militar durante a dispersão de foliões na madrugada de domingo (2). O grupo relatou que tentava deixar a festa quando foi impedido de acessar uma via que levava ao local onde haviam estacionado o veículo.

Segundo Marlon, a equipe da Polícia Militar se aproximou para dispersar os foliões e, ao tentarem explicar que precisavam seguir pelo acesso ao Porto Geral para pegar o carro, foram barrados de forma ríspida. O jovem afirma que, apesar da abordagem truculenta, não houve desrespeito à equipe policial. No entanto, ao informar que registraria a ação com o celular, um dos policiais passou a agredir o grupo com um cassetete e ameaçou prendê-los.

Marlon relatou que o policial atingiu o celular em sua mão, derrubando-o no chão. Ao se abaixar para pegá-lo, foi golpeado na cabeça, resultando em um ferimento aberto e sangramento intenso. Seus amigos também relataram terem sido atingidos por cassetetes, ficando com hematomas pelo corpo.

Marlon Vinícius e seus amigos registraram boletim de ocorrência contra a ação policial e realizaram exame de corpo de delito.

Além das denúncias de agressão, há relatos de que comerciantes e ambulantes da Praça de Alimentação sofreram prejuízos devido à ação policial. Segundo relatos, a PM teria “mandado” bater nos foliões para impedir o acesso à avenida, resultando em um esvaziamento da área e perda de vendas para os comerciantes.

Posicionamento da Prefeitura

Após a repercussão dos casos, o de Corumbá, Dr. Gabriel, manifestou-se nas redes sociais, afirmando que o Carnaval é uma festa de respeito e convivência, e que a prefeitura não tolera nenhum tipo de violência. Ele estendeu o apoio aos ambulantes e comerciantes da Praça de Alimentação, ressaltando a importância de celebrar com respeito, alegria e segurança.

“Não vamos aceitar qualquer tipo de excesso, seja contra trabalhadores do Carnaval ou foliões. Acertamos com o Comando Geral da PM e com o 6º BPM a flexibilização dos horários, para que todos possam pular o Carnaval com tranquilidade”, disse o prefeito.

Transita ainda na internet, um post atribuído ao Secretário Municipal de , Fernando Jorge Castro de Lucena, que teria sido publicado logo após os acontecimentos. Diz o post: “É, tem quem cumpre a lei e pensa na segurança e tranquilidade da maioria da população. Para aqueles que sempre estiveram à margem da lei, sinto muito, eu cheguei. Prazer!”. A autenticidade do post ainda não foi confirmada.

A reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Corumbá e com a PMMS (Polícia Militar de MS), solicitando posicionamentos oficiais sobre os casos.

PMMS emite nota

Em resposta aos questionamentos da reportagem do Jornal Midiamax, a PMMS emitiu nota oficial, em que afirma que irá instaurar procedimento administrativo para apuração do caso.

Confira a íntegra da nota:

“A Polícia Militar do (PMMS) reafirma seu compromisso inabalável com a ética, o respeito e a integridade em todas as suas relações, seja público interno ou externo, salientando que não toleramos qualquer tipo de comportamento que viole nossos princípios e valores.

Em relação às imagens, nossa Corregedoria-Geral já está ciente dos fatos e providenciando a instauração do devido procedimento administrativo, bem como demais medidas necessárias para apuração e responsabilização do ocorrido.

Essa investigação interna irá apurar todas as circunstâncias e garantir que as medidas cabíveis sejam tomadas, tratando o assunto com a seriedade e a transparência que a situação exige. Outras medidas administrativas poderão ser tomadas conforme o desenvolvimento das ações.

Reforçamos que todas as ações serão conduzidas de forma responsável e em conformidade com a legislação aplicável.

Ressaltamos que a PMMS não coaduna com qualquer comportamento inadequado por parte de seus integrantes, zelando sempre para prestar um serviço de qualidade à população, fator crucial para uma sociedade mais segura.”

Confira o vídeo:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

consórcio

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Últimas Notícias

Cotidiano

Para celebrar tratado entre Brasil e Japão, Suguru Ikeda faz show gratuito em Campo Grande

Evento será realizado pela Associação Okinawa de Campo Grande nesta terça-feira (21)

Polícia

Polícia prende suspeito de matar Andreia sete dias após feminicídio em Bandeirantes

Arma utilizada para matar Andreia foi encontrada escondida no terreno na casa do pai do autor

Polícia

Brasileiro foi executado com 16 tiros em estacionamento de shopping na fronteira de MS

Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, tentou ser vereador por Coronel Sapucaia, mas ficha pregressa fez TRE-MS o considerar 'inapto'

Transparência

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

Justiça colocou pagamento na fila de precatórios, mas hospital tenta reverter decisão em Brasília