Na tarde desta quarta-feira (17), a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai transferiu o cidadão mexicano Hernán Bermúdez Requena, conhecido como “Comandante H” ou “El Abuelo”, de sua base em Assunção para um hangar no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, com objetivo de transferi-lo para o México.
O procedimento contou com a presença do juiz Osmar Legal, do Diretor Nacional de Migrações, Jorge Kronawether, e do promotor adjunto de Assuntos Internacionais, Manuel Doldán. Juntos, eles oficializaram a medida que permitiu a imediata transferência do detido para o território mexicano, onde ele era procurado pela justiça.
Bermúdez Requena era procurado pela Interpol, considerado um dos principais alvos criminais do México, uma liderança importante do Cartel Jalisco Nueva Generación, uma das organizações criminosas mais poderosas e violentas do hemisfério.
Segundo a Senad, com essa ação, o Paraguai reafirma sua decisão de não dar refúgio a criminosos de organizações transnacionais, fortalecendo a cooperação judicial e policial com países aliados na luta contra as redes criminosas que atuam na região.
‘El Abuelo’ preso
Hernán Bermúdez Requena, conhecido como ‘El Abuelo’ (o avô) ou ‘Comandante H’, foi preso no último sábado (13) na cidade de Mariano Roque. Membro do Cartel de Jalisco Nueva Generación, ele tentou usar o Paraguai como base para suas operações criminosas após fugir do México devido a conflitos internos.
A informação foi divulgada pelo ministro da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, Jalil Rachid, que confirmou a entrada recente de ‘El Abuelo’ no país com sua esposa. As autoridades paraguaias, em conjunto com a Interpol, agiram rapidamente após receberem um alerta do México sobre movimentações financeiras suspeitas ligadas a Bermúdez Requena.
A investigação revelou que ele havia alugado uma casa de luxo, que servia como refúgio, enquanto planejava estabelecer uma nova célula de seu cartel no Paraguai.
“Acreditamos que, se ele tivesse tido mais tempo, poderia ter estabelecido uma rede criminosa no Paraguai, pois é procurado no México por diversos tipos de crimes”, enfatizou Rachid durante entrevista coletiva online que o Jornal Midiamax participou.
‘El Abuelo’ enfrenta acusações de fraude, sequestro-relâmpago, tráfico de drogas e homicídio. Após a recusa de um processo de extradição abreviado, o governo paraguaio iniciou formalmente o processo de extradição para que ele responda por seus crimes no México.
Segundo o ministro, a rápida ação das autoridades impediu que o Paraguai se tornasse um novo centro de operações para o Cartel de Jalisco Nueva Generación.
🟡 Receba notícias direto no seu WhatsApp
Participe do grupo do Jornal Midiamax no Whatsapp e receba informações diárias de tudo o que acontece nos bairros da sua região.
✅ Clique aqui para participar
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!