Uma carga de aproximadamente 17 toneladas de acetato de etila, produto químico utilizado na fabricação de cocaína, foi apreendida pela Receita Federal e pela Polícia Federal na manhã deste sábado (10), em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande.
A apreensão ocorreu durante uma ação de fiscalização que identificou irregularidades na nota fiscal da mercadoria. Segundo a Receita Federal, havia divergência entre o produto transportado e a especificação descrita no documento fiscal.
O acetato de etila é utilizado no processo de transformação da cocaína base em cloridrato de cocaína, forma da droga pronta para consumo. Conforme estimativa apresentada pelos órgãos, a quantidade apreendida poderia ser suficiente para produzir aproximadamente 34 toneladas da substância.
A operação contou com equipes de análise de risco e de vigilância e repressão da Receita Federal, incluindo servidores de Corumbá e da 8ª Região Fiscal, em São Paulo, além de policiais federais que atuam no município sul-mato-grossense.
Após a apreensão, a carreta que transportava o produto químico e o motorista foram encaminhados à Polícia Federal, responsável pelas providências cabíveis.
De acordo com a Receita Federal, o controle de precursores químicos nas fronteiras é uma das estratégias de combate ao narcotráfico transnacional, já que essas substâncias são utilizadas no processo de produção de drogas.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.






