Lourival da Cruz Neto, autor do feminicídio de Joseane Oliveira Nunes, de 33 anos, já havia tentado matar um vizinho no ano passado. Joseane tinha uma medida protetiva contra o autor, mas pediu a retirada 10 dias depois. Ela voltou a morar com Lourival no dia 16 deste mês, quando a medida foi revogada.
Logo após matar Joseane com golpes de foice na noite de quarta-feira (19), Lourival fugiu de bicicleta. No dia 6 de julho de 2025, o homem tentou matar o vizinho Wildner Rocha dos Santos, mas não consumou o crime por circunstâncias alheias à sua vontade.
Conforme a denúncia, o denunciado cometeu o crime de tentativa de homicídio qualificado pelo motivo torpe e pelo recurso que dificultou a defesa da vida. Segundo foi apurado, o denunciado e a vítima tiveram um desentendimento anterior em razão de uma aposta feita em uma partida de sinuca. Diante disso, na data dos fatos, Lourival, sem qualquer consentimento da vítima, adentrou na casa dela e ficou aguardando a sua chegada.
Assim, quando Wildner chegou à sua residência, foi surpreendido pelo denunciado que, sem nada dizer, partiu pra cima dele, desferiu-lhe golpes de arma branca e, em seguida, evadiu-se sem prestar socorro. O vizinho Marcelo Gauto Acunha percebeu a situação de Wildner e acionou os serviços de emergência, de modo que o homem foi socorrido e encaminhado para atendimento médico.
“Ressalta-se que o crime foi cometido por motivo torpe, dado que o denunciado agiu com desejo de acerto de contas em decorrência de discussão anterior com a vítima. Assim, decidiu ceifar-lhe a vida. Dada a repugnância da motivação do crime, caracterizada está a qualificadora”, diz a denúncia.
Feminicídio
Trata-se do vigésimo segundo feminicídio registrado em Mato Grosso do Sul em 2026. Nas imagens, é possível ver o homem fugindo de bicicleta pelas ruas e, logo atrás, uma mulher aparece correndo. Joseana foi vítima de feminicídio na noite desta quarta-feira (19), por volta das 18h.
O socorro foi acionado, mas ela morreu no local. A informação inicial era de que o autor teria utilizado um martelo, porém, a polícia confirmou que se tratava de uma foice. Joseane foi morta com golpes no pescoço e na nuca. Conforme informações, após uma discussão, o autor a atingiu com os golpes de foice e então fugiu.
Segundo apurado, Joseane morava com o autor no local há dois meses. Os dois estariam juntos há aproximadamente quatro anos. Uma pessoa próxima da vítima disse que ela já havia sido agredida por ele mais de uma vez. “Joseane chegou a ir para a Santa Casa e perdeu um bebê que era dele”, disse.
A Polícia Militar faz diligências atrás do autor. Joseane deixa três filhas, de 17, 15 e 11 anos.
📍 Onde buscar ajuda em MS
Em Campo Grande, a Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, s/n, no Jardim Imá, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.
Além da Deam, funcionam na Casa da Mulher Brasileira a Defensoria Pública; o Ministério Público; a Vara Judicial de Medidas Protetivas; atendimento social e psicológico; alojamento; espaço de cuidado das crianças – brinquedoteca; Patrulha Maria da Penha; e Guarda Municipal. É possível ligar para 153.
☎️ Existem ainda dois números para contato: 180, que garante o anonimato de quem liga, e o 190. Importante lembrar que a Central de Atendimento à Mulher – 180 é um canal de atendimento telefônico, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres em todo o Brasil, mas não serve para emergências.
As ligações para o número 180 podem ser feitas por telefone móvel ou fixo, particular ou público. O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive durante os fins de semana e feriados, já que a violência contra a mulher é um problema sério no Brasil.
Já no Promuse, o número de telefone para ligações e mensagens via WhatsApp é o (67) 99180-0542.
📍 Confira a localização das DAMs, no interior, clicando aqui. Elas estão localizadas nos municípios de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.
⚠️ Quando a Polícia Civil atua com negligência, má vontade ou comete erros, é possível denunciar diretamente na Corregedoria da Polícia Civil de MS pelo telefone: (67) 3314-1896 ou no Gacep (Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial), do MPMS, pelos telefones (67) 3316-2836, (67) 3316-2837 e (67) 9321-3931.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Nichole Munaro)








