A Operação Decretados, deflagrada nesta quarta-feira (28), resultou na prisão de 22 suspeitos de integrar facções criminosas em Mato Grosso do Sul. Entre os investigados, estão detentos que comandavam ataques de dentro dos presídios.
Durante a ação, também foram realizadas duas prisões em flagrante e cumpridos 23 mandados de busca e apreensão. Os trabalhos concentraram-se na investigação de homicídios e tentativas de homicídio relacionados à disputa entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho).
Segundo a Polícia Civil, a ação busca interromper a atuação de integrantes dessas facções e responsabilizar criminalmente os envolvidos. As investigações tiveram início em julho deste ano e identificaram 22 suspeitos de envolvimento em ações criminosas comandadas pelas facções, entre elas, execuções de homicídios, atentados, fornecimento e ocultação de armamentos, apoio logístico e outras atividades necessárias ao funcionamento dos grupos criminosos.
A Operação Decretados foi realizada, simultaneamente, em Dourados e outras regiões do Estado. As ações foram coordenadas pela Seção de Investigações Gerais da Delegacia Regional de Polícia Civil de Dourados.
Na Penitenciária Estadual de Dourados, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão em celas. Os investigados eram presos que continuavam participando da organização e coordenação de ataques criminosos.
Em Campo Grande, um detento que cumpre pena de 24 anos de reclusão no Estabelecimento Penal Jair Ferreira Carvalho, o presídio de Segurança Máxima, foi também alvo da operação. Ele é apontado como uma das principais lideranças do PCC no Estado.
Também participaram da operação equipes da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), SIG de Ponta Porã, SIG de Fátima do Sul, SIG de Naviraí, 1ª e 2ª DP Dourados, DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Dourados, Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros), Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico), GOI (Grupo de Operações e Investigações), DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Força Tática do 3º Batalhão da Polícia Militar, CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo), Delegacia de Polícia de Rio Verde de Mato Grosso, Polícia Penal e PCMT (Polícia Civil de Mato Grosso).

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
(Revisão: Dáfini Lisboa)








