Pular para o conteúdo
Trânsito

Manobra de caminhão dura cinco minutos e ‘trava’ trânsito na Avenida Afonso Pena

Para um caminhão desta categoria transitar pela principal avenida da cidade, em horário comercial, é necessário uma autorização especial da Prefeitura
Osvaldo Sato -
Caminhão 'toco' não possuía identificação comercial (Foto: Reprodução)

Quem transita pela Avenida Afonso Pena, a principal via de , sabe que o fluxo de veículos é intenso, especialmente nos horários de pico. Apesar da sua estrutura com seis pistas, o da avenida ainda enfrenta desafios, muitas vezes causados pela falta de cumprimento das leis.

Um exemplo disso aconteceu na tarde desta terça-feira (23), quando o trânsito ficou lento em várias quadras da avenida, próximo ao cruzamento com a Rua José Antônio. O motivo? Um caminhão ‘toco’, que manobrou por cerca de cinco minutos em plena via, causando o congestionamento.

Não se sabe se o motorista teria uma autorização especial para transitar pela avenida em horário comercial. De qualquer forma, a ocorrência atrapalhou a fluidez. Caso não tenha autorização especial, essa seria uma clara infração às regras municipais de tráfego.

Entenda as regras

Desde abril de 2010, um decreto municipal, de número 11.178, regulamenta a circulação de caminhões na região central de Campo Grande. A legislação foi criada para organizar o trânsito e garantir mais segurança e fluidez nas ruas da cidade. O decreto estabelece restrições de horário e peso para a circulação de diferentes tipos de veículos pesados.

As regras são claras e se aplicam de segunda a sexta-feira, variando conforme o peso do veículo. Caminhões pesados, por exemplo, com até 18 toneladas, só podem circular no centro entre 20h e 6h. Veículos de carga mais leves, como os VUCs (Veículo Urbano de Carga) de até 5,1 toneladas, têm uma janela de circulação maior, das 20h às 10h. Nos sábados, as regras são mais flexíveis, permitindo a circulação de veículos pesados a partir das 14h, e nos domingos e feriados, o tráfego é livre para todos os veículos.

A legislação também proíbe operações de carga ou descarga diretamente na pista de rolamento e exige que o pisca-alerta seja usado durante essas operações. O não cumprimento dessas normas pode resultar em multas e outras penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e no Código de Polícia Administrativa do Município.

Para os casos excepcionais em que um caminhão precisa circular fora do horário permitido, o decreto municipal prevê a necessidade de uma autorização especial da (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). A solicitação deve ser feita com antecedência mínima de três dias úteis.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
relator

[ BASTIDORES ] Combateu o bom combate

1991 – Papa João Paulo II visita Campo Grande

VÍDEO: Eucalipto cai com vendaval e destrói barraco na Cidade dos Anjos

Santos sufoca o Corinthians e vence o clássico com méritos em noite de brilho de Zé Rafael

Notícias mais lidas agora

Acusado por corrupção em Terenos escala time de empreiteiros para ‘provar inocência’

professor andrey escola jose barbosa rodrigues supercopa de volei

Supercopa no Guanandizão é reflexo do amor de Campo Grande pelo vôlei, avalia professor da JBR

chuva

Prepare o guarda-chuva: próximos três dias serão de alerta para chuva intensa em MS

Meninos não contaram que adolescente se afogou no Rio Taquari por medo de punição

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Auxiliar de limpeza e operador de caixa são as funções com mais oportunidades nesta quinta

A Funsat está localizada na Rua 14 de Julho e os atendimentos ocorrem das 7h às 17h

Famosos

Orgulho nacional! Brasileiras roubam cena em desfile da Victoria’s Secret; veja

Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Gabriela Moura e Daiane Sodré representaram o Brasil no palco do Victoria's Secret Fashion Show

Polícia

Criança de 9 anos morre na Santa Casa após fratura no quadril

Ernahn deu entrada no hospital na noite de terça (14) e faleceu na madrugada dessa quarta-feira (15)

Cotidiano

Quinta-feira começa com sol entre nuvens, mas previsão indica chance de chuva em MS

Calor predomina e máxima pode alcançar os 39°C, com destaque para as regiões Sudoeste e Pantaneira