Pular para o conteúdo
Trânsito

‘Onda Verde’ está ativa em 12 vias da Capital, mas ainda desafia motoristas

Especialista explica como ter melhor proveito dos corredores de tráfego otimizados
Vinicios Araujo -
Onda Verde otimiza fluxo, contribui para economia de combustível e redução da emissão de gases poluentes. (Foto: Pietra Dorneles, Midiamax)

O sistema de sincronia semafórica, conhecido como ‘Onda Verde’, está implementado em 12 importantes vias de , mas motoristas relatam dificuldades em manter a fluidez no trânsito, especialmente em horários de pico.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informa que o sistema opera nas avenidas Calógeras, Ceará, Afonso Pena, Mato Grosso, Júlio de Castilho e Fernando Corrêa da Costa. O mecanismo também está presente nas ruas 13 de Maio, Padre João Crippa, José Antônio, 13 de Junho, 25 de Dezembro e Bahia.

Para que a onda verde funcione corretamente, a Agetran orienta que o motorista mantenha uma velocidade média constante, que varia entre 40 km/h e 45 km/h.

O objetivo do sistema é programar os semáforos de um mesmo corredor para que fiquem verdes em sequência. Isso permite que um veículo, trafegando na velocidade estipulada, atravesse diversos cruzamentos sem a necessidade de paradas, otimizando o fluxo e reduzindo o tempo de viagem. Nesses corredores, a avenida principal tem a prioridade de passagem.

Apesar da programação, a eficiência do sistema é frequentemente comprometida por fatores como o alto volume de tráfego e o comportamento dos condutores.

Barreiras para a fluidez

Daniel Anijar de Matos, doutor em Engenharia de Transportes e docente da (Universidade Federal de ), avalia que o desconhecimento da população sobre o sistema é um dos principais entraves. Segundo o especialista, falta sinalização clara nas vias que indique a existência da onda verde e qual a velocidade recomendada para utilizá-la, prática adotada em outras cidades.

Professor Daniel, engenheiro de tráfego na UFMS. (Foto: Pietra Dorneles, Midiamax)

O professor explica que o comportamento do motorista é determinante. Dirigir acima ou abaixo da velocidade programada impede que o condutor aproveite a sequência de sinais verdes.

“Se o condutor estiver a mais do que a velocidade da onda verde, ele vai pegar tudo vermelho. Se ele estiver a menos, além de ele não pegar, ele vai atrapalhar o condutor anterior”, explica Matos.

Distrações, como o uso de celulares, e a lentidão na aceleração dos primeiros veículos da fila também afetam o intervalo de passagem e comprometem a dissipação do fluxo. O especialista confirma que o grande volume de veículos em horários de pico, por si só, compromete a eficiência, pois o comprimento das filas aumenta e interfere na sincronia.

Roberto Scaff. (Foto: Pietra Dorneles, Midiamax)

A percepção é compartilhada por motoristas. Roberto Scaff, professor de artes marciais e usuário das principais vias da Capital, avalia que o sistema é funcional, mas que os principais desafios são causados pelos próprios condutores.

“O que tem comprometido realmente a Onda Verde são os motoristas. Aqueles que fazem questão de usar a faixa de trânsito um pouquinho mais rápido para andar a 15, 20 km por hora. Eles atrapalham demais o trânsito”, afirma.

Otimização e tecnologia

O professor Daniel de Matos aponta a necessidade de otimização constante dos tempos de semáforo, com base no volume de tráfego das vias principais e secundárias.

“Se rua via transversal tem menos trânsito, eu vou deixar menos verde nela e colocar mais na Mato Grosso. Porque aí eu vou conseguir fazer fluir a Mato Grosso”, exemplifica.

O especialista diferencia os sistemas estáticos, programados por horários fixos, dos sistemas dinâmicos ou inteligentes, presentes em grandes centros do país. Estes últimos utilizam câmeras para detectar o volume de veículos em tempo real e ajustar automaticamente os tempos de verde e vermelho para dissipar as filas.

Segundo a Agetran, além de otimizar o fluxo, o uso correto da onda verde contribui para a diminuição do gasto de combustível, proporciona a redução da emissão de gases poluentes e traz mais agilidade ao cotidiano do campo-grandense.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

(Revisão: Dáfini Lisboa)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

BC sobre instabilidade no Pix: sistemas administrados pela autarquia funcionam normalmente

Detran-MS tem falha e serviço de recurso de multas está fora do ar

ucrania

Líderes europeus devem se reunir na semana para novas discussões sobre cessar-fogo na Ucrânia

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Prefeitura de Ladário revoga contrato com advogados após ‘puxão de orelha’ de promotor

Últimas Notícias

Polícia

Homem em surto é baleado após tentar ferir policial militar em Angélica

Caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (20); segundo informações, indivíduo já havia ameaçado com faca outros moradores

Mundo

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

Mais de 500 aplicativos foram afetados por pane global

Política

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Alienação de imóvel e transferência milionária embasam o pedido de indiciamento que consta no relatório

Polícia

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Homem teria agredido o segurança ao ser orientado a não vender no Camelódromo