Pular para o conteúdo
Política

TRE-MS comemora 80 anos da Justiça Eleitoral com atividades de atendimento à população

Este é um ano especial para a Justiça Eleitoral. Além de ser o período em que serão realizadas novas eleições para prefeito e vereadores, é também o momento em que são comemorados 80 anos de história desta justiça especializada. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realiza uma série de […]
Arquivo -

Este é um ano especial para a Justiça Eleitoral. Além de ser o período em que serão realizadas novas eleições para prefeito e vereadores, é também o momento em que são comemorados 80 anos de história desta justiça especializada. Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realiza uma série de atividades durante os meses de agosto e setembro, em .

Neste período, haverá exposições com a divulgação da história da Justiça Eleitoral, bem como a execução de serviços como a emissão da segunda via do título de eleitor, consultas de locais de votação e, ainda, treinamento com urnas eletrônicas.

O primeiro local a receber as atividades do TRE-MS será o Pátio Central, do dia 02 ao dia 04/08, das 08h30 às 21h.

Depois, será a vez do Shopping Campo Grande, cujo evento acontecerá de 17 a 19/08, das 10 às 22h, e contará ainda com atividades pedagógicas destinadas ao público infantil. O mesmo ocorrerá no Shopping Norte Sul Plaza, nas datas de 07 a 09/09, das 10 às 22h e, no domingo, das 11h às 21h.Justiça Eleitoral: 80 anos de história

Em 1932, o primeiro Código Eleitoral criou a Justiça Eleitoral com a tarefa de realizar todos os trabalhos eleitorais. E já em maio do mesmo ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi instalado no . Mas ainda havia muito trabalho a ser feito.

Em 1937, esses trabalhos foram pausados, para serem retomados em 1945, quando a experiência democrática foi inaugurada no país. No entanto, a Justiça Eleitoral não começava do zero naquela época. Um passo importante tinha sido dado em 1932: a construção do conceito de voto individual.

Para garantir que cada voto signifique a vontade de um único indivíduo, foram criados sucessivamente diversos instrumentos: cabines indevassáveis, sobrecartas e cédulas oficiais, recadastramento eletrônico de eleitores, informatização do voto até a identificação biométrica.

O direito ao voto foi ampliado. Desde 1988, ele é garantido a qualquer indivíduo, independentemente de gênero, orientação sexual, grau de instrução, credo, cor, opção política ou condição física. Desta forma, é motivo de orgulho para a Justiça Eleitoral a comemoração dos 80 anos da criação de um ramo especializado do judiciário, que tem o objetivo de cuidar dos eleitores, dos candidatos e dos seus votos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em surto, homem é ferido a tiros após tentar atacar PM com faca em Angélica

AWS: plataformas continuam com falhas após pane global da Amazon

consórcio

Denúncia em relatório pode indiciar empresários do Consórcio Guaicurus por improbidade

Vendedor de doces é preso após invadir Camelódromo e chutar segurança em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ministério Público: 98% dos membros recebem acima do teto constitucional, aponta levantamento

Disputa de facções teria motivado execução de brasileiro em estacionamento de shopping na fronteira

bonito

Justiça nega liberdade a ex-secretário e empreiteiro presos por corrupção de desvios de R$ 4 milhões 

Executado em shopping na fronteira tentou ser vereador em Coronel Sapucaia em 2024

Últimas Notícias

Polícia

Brasileiro executado em shopping recebeu 16 tiros em Pedro Juan Caballero

Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, tentou ser vereador por Coronel Sapucaia, mas ficha pregressa fez TRE-MS o considerar 'inapto'

Transparência

Santa Casa vai ao STJ para ‘acelerar’ repasse de R$ 46 milhões retidos desde a covid

Justiça colocou pagamento na fila de precatórios, mas hospital tenta reverter decisão em Brasília

Cotidiano

De emprego a beleza, ‘Todos em Ação’ leva mais de 200 serviços gratuitos ao Distrito de Anhanduí

Moradores terão atendimentos em saúde, beleza, assistência social, cidadania, emprego, documentação, serviços administrativos, entre outros

Brasil

Advogada que se pendurou no 12º andar para salvar família de incêndio está em estado gravíssimo

Mulher se pendurou em ar-condicionado para resgatar mãe e primo e teve 63% do corpo queimado