Pular para o conteúdo
Política

Vereadores de Dourados estudam nova ‘Ficha Limpa’

Os vereadores de Dourados começaram a estudar uma nova lei da Ficha Limpa. Desta vez a medida disciplina a nomeação em cargos comissionados do Poder Legislativo municipal. Num primeiro momento eles chegaram a propor uma legislação mais branda do que a aprovada para o Executivo. Mas houve pedido de vistas e um projeto substitutivo, rigorosamente […]
Arquivo -

Os vereadores de começaram a estudar uma nova lei da Ficha Limpa. Desta vez a medida disciplina a nomeação em cargos comissionados do Poder Legislativo municipal. Num primeiro momento eles chegaram a propor uma legislação mais branda do que a aprovada para o Executivo. Mas houve pedido de vistas e um projeto substitutivo, rigorosamente igual ao apresentado pela prefeitura, deve entrar na pauta de votações já na próxima semana.

Durante a sessão ordinária da terça-feira passada os parlamentares douradenses chegaram a levar uma lei completamente esvaziada para primeira discussão. O projeto proposto pela Mesa Diretora veda a nomeação para cargos em comissão nos órgão dos Poder Legislativo apenas a “pessoas condenadas pelos crimes contra a administração pública e contra o patrimônio público”. Num comparativo com a Ficha Limpa já aprovada em duas votações para o Executivo, a proposta pela alta cúpula da Casa de Leis mostra-se cheia de brechas. Isso motivou um descontentamento manifesto pelos vereadores Albino Mendes (PR) e Elias Ishy (PT). O primeiro deles disse na tribuna que não votaria nada sem ler. O segundo pediu vistas e apresentou um projeto substitutivo.

“Esse é um projeto mais enxuto”, disse ao Diário MS o procurador jurídico da Câmara, Sérgio Henrique Pereira Martins. Segundo ele, não há problemas nisso, uma vez que a medida “é passível de emendas”. Com isso, qualquer que seja a lei em vigor, estará sujeita a sofrer alterações, desde que propostas pelos próprios legisladores.

Para vigorar com o mesmo rigor da lei que disciplina nomeações no Executivo, contudo, a Ficha Limpa do Legislativo ainda precisaria de muitas adequações. Ao menos é isso o que indica o Projeto de Lei Substitutivo apresentado por Ishy. A medida proposta pelo petista é rigorosamente igual a encaminhada há quase 90 dias pela prefeitura.

No texto que ainda precisa passar pelo crivo dos 12 vereadores, a vedação de nomeações é aplicada não apenas aos condenados por crimes contra a administração pública e o patrimônio público. Ela é estendida aos condenados por crimes contra a economia popular, fé pública, patrimônio privado, sistema financeiro, mercado de capitais, contra o meio ambiente, saúde pública, eleitorais, abuso de autoridade, tráfico de entorpecentes, contra a vida e a dignidade sexual, dentre outros.

Também neste PL a punição é válida pelo prazo de oito anos e se aplica particularmente a todo e qualquer crime hediondo ou doloso. Tanto o projeto apresentado pela Mesa Diretora quanto o substitutivo podem ir à votação em no máximo quatro semanas.

A Ficha Limpa para nomeação em cargos comissionados dos órgãos do Poder Executivo municipal já passou por duas votações na Câmara de Vereadores. Mesmo após uma série de debates, todos os parlamentares votaram a favor da medida, que agora está em fase de redação final na Casa de Leis. Neste caso, apenas o próprio Executivo pode propor emendas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MS tem quatro municípios no ‘top 20’ do agronegócio nacional, aponta estudo

Em alusão ao dia de combate ao câncer infantil, campanha arrecada fraldas para a AACC

buscas

Perícia preliminar aponta que homem encontrado no Rio Anhanduí não morreu afogado

prefeitura campo grande

De assistente à merendeira, processo seletivo da Prefeitura de Campo Grande abre inscrições na quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Com licenciamento ‘em xeque’, expansão de mineração em Corumbá é investigada

Supercopa de Vôlei começa hoje com final feminina no Guanandizão

Passageiro de carro que bateu contra muro de condomínio morre e motorista é preso

Ministério da Saúde já descartou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Espaço kids é aposta para atrair famílias a restaurantes em Campo Grande

De olho em fatia de mercado que era 'esquecida', empresas investem alto em áreas específicas para crianças nos estabelecimentos

Polícia

Ao tentar salvar irmãos, jovem é ameaçada de morte pelo padrasto em MS

Suspeito usou uma faca para ameaçar a vítima que tenta a guarda dos irmãos de 11, 7 e 5 anos, em Aparecida do Taboado

Emprego e Concurso

Concurso para atuar na MSGás segue com inscrições abertas até novembro

Interessados têm até 7 de novembro para realizar inscrição no certame

Polícia

Mulher é espancada e mantida em cárcere privado por marido ex-presidiário

Vítima estava com vários ferimentos no rosto e na cabeça