Assembleia também aprovou regulamentação de eleição
A Assembleia Legislativa aprovou em primeira discussão o projeto de integralização do piso dos professores até 2021, assim como o que regulamenta o processo de eleição de diretores das escolas estaduais. As propostas foram encaminhadas ontem (30) e tramitam em regime de urgência – na quinta-feira, elas serão votadas em segunda discussão.
De acordo com o executivo estadual, o projeto de reajuste trata da integralização do piso por 20 horas para 2021 e o reajuste anual do piso com acréscimo de 4,37% todo o mês de outubro.
Já o projeto que dispõe sobre a eleição foi novamente encaminhado com as alterações reivindicadas pela categoria, em maio deste ano. Na redação da nova proposta, servidores administrativos poderão concorrer ao cardo de diretor, alunos a partir do 8° ano poderão votar e também será promovida eleição nas escolas de tempo integral e especial. Estes eram os principais pontos questionados pelos professores.
Junto ao projeto, foi aprovada também a emenda apresentada pelo deputado estadual, João Grandão (PT), que inclui os CEEJAs (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos) de Campo Grande e Dourados, no processo de escolha de diretores.
Agora, os projetos seguem para análise de mérito, na Comissão de Educação da Casa de Leis e, na quinta-feira (2), os dois projetos passarão pela segunda votação, afirmou o presidente da Assembleia, o deputado estadual Junior Mochi (PMDB).